A série de lançamentos das versões 2.5 do Blender parece que está chegando ao final do seu ciclo, com o lançamento nesse final de semana da versão 2.59 do Blender. Sim, ao que tudo indica teremos alguns meses para a virada das versão 2.60 e muita coisa nova deve aparecer no Blender até lá, principalmente vindo dos projetos do Google Summer of Code. Para quem não está lembrado, as versões 2.5 do Blender apareceram aproximadamente um ano atrás, trazendo uma reformulação geral na interface e novas opções para artistas 3d, como a possibilidade de adicionar keyframes em praticamente qualquer parâmetro. Apenas essa ferramenta isolada já seria de grande ajuda na produção de animações, mas esse foi só o começo.

O que mudou com a versão 2.59?

Assim como já aconteceu com outras atualizações, as mudanças não foram drásticas, e envolvem a adição de novas ferramentas e correção de inúmeros bugs relatados por usuários. A lista completa de modificações pode ser consultada nesse endereço.

Blender-259-download.jpg

Os destaques são os seguintes:

  • Suporte aos mouses 3D da 3D Connexion: Depois de esperar quase um ano com o meu mouse 3d sendo usado apenas no Maya e SketchUp, finalmente poderei utilizar esse dispositivo com o Blender 2.5. Isso ajuda mesmo? Depois gravo um tutorial mostrando o mouse 3D em ação no Blender 2.5 para que você possa avaliar a sua utilidade.
  • Novo Addon adicionado – Ivy Generator: A ferramenta tem como objetivo gerar vegetação com base em curvas, inclusive adicionando folhas na vegetação.
  • Novo Addon adicionado – Sapling: Aqui temos outra opção voltada ao uso em vegetação, mas com o objetivo de criar árvores.
  • Novo Addon adicionado – Grease Scatter: Esse é o Addon mais interessante dos três, pois adiciona a possibilidade de utilizar uma ferramenta do tipo Scatter para espalhar objetos pela cena, usando como referência as linhas do Grease Pencil. Ainda estou tentando identificar um padrão de funcionamento no Addon, pois em algumas cenas ele funciona e em outras o resultado não é o esperado. Assim que conseguir desvendar o processo, gravo um tutorial para mostrar o funcionamento.

Agora só nos resta esperar pelo lançamento das versões 2.6, que não devem trazer novidades em termos de interface, apenas em ferramentas e opções. Portanto, a documentação gerada para o 2.5 provavelmente será aproveitada sem maiores problemas na versão 2.6 do Blender. Já fez o download do Blender 2.59?

Ainda não sabe usar o Blender? Faça esse curso gratuito online sobre seus aspectos básicos.