A Autodesk está anunciando uma série de atualizações na sua linha de softwares compatíveis com a plataforma da Apple, e essa semana mesmo deveremos ver o AutoCAD 2012 na sua versão Mac chegar aos consumidores finais. Uma das grandes vantagens dessa nova versão é a compatibilidade com os recursos apresentados no Mac OS X Lion que foi lançado nas últimas semana, fora o conjunto de recursos adicionados na versão 2012 do AutoCAD para Windows.

Mas, a grande novidade dessa semana é que a Autodesk aceitou distribuir uma versão do AutoCAD mais simples, que é denominado AutoCAD LT pela App Store. Sim, agora você poderá comprar o AutoCAD da Autodesk pela App Store, assim como já fazíamos com o SketchBook e outras ferramentas da Autodesk. Mas, o que isso tem de tão especial? O simples fato da Autodesk oferecer o AutoCAD LT na App Store mostra como a empresa está disposta a sacrificar um pouco o seu modelo de negócios em prol de vendas, pois nesse modelo a Apple fica com 30% do valor do software comercializado. Essa versão do AutoCAD custará aproximadamente 900 dólares, o que faz a Apple receber 270 dólares por cada AutoCAD comercializado nesse modelo.

Acredito que esse seja um dos poucos softwares da Autodesk com valores altos que deva entrar nesse modelo de comercialização. O motivo é bem simples, e basta fazer a conta de quando a venda de uma licença do Maya iria deixar de taxa para a Apple. Faz tempo que consultei o preço do Maya pela última vez, mas se for algo como 5000 dólares, a Apple levaria 1500 de taxa sobre a venda.

Mas, voltando a falar sobre o AutoCAD para Mac, o software já está disponível para download, e caso você esteja interessado em testar a versão trial, basta visitar o endereço indicado nesse parágrafo. Os usuários possuem contas na área acadêmica da Autodesk, podem fazer o download diretamente desse ambiente, totalmente legalizado e com o software funcionando por muito mais que 30 dias.

Esse AutoCAD é parecido com a versão para Windows? Se você ainda tem dúvidas, o vídeo abaixo foi um tutorial que produzi já faz algum tempo, mostrando recursos do AutoCAD para Mac. O vídeo mostra como funciona o Array no AutoCAD para Mac.