AutoCAD 2012 para Mac disponível para download

A Autodesk está anunciando uma série de atualizações na sua linha de softwares compatíveis com a plataforma da Apple, e essa semana mesmo deveremos ver o AutoCAD 2012 na sua versão Mac chegar aos consumidores finais. Uma das grandes vantagens dessa nova versão é a compatibilidade com os recursos apresentados no Mac OS X Lion que foi lançado nas últimas semana, fora o conjunto de recursos adicionados na versão 2012 do AutoCAD para Windows.

Mas, a grande novidade dessa semana é que a Autodesk aceitou distribuir uma versão do AutoCAD mais simples, que é denominado AutoCAD LT pela App Store. Sim, agora você poderá comprar o AutoCAD da Autodesk pela App Store, assim como já fazíamos com o SketchBook e outras ferramentas da Autodesk. Mas, o que isso tem de tão especial? O simples fato da Autodesk oferecer o AutoCAD LT na App Store mostra como a empresa está disposta a sacrificar um pouco o seu modelo de negócios em prol de vendas, pois nesse modelo a Apple fica com 30% do valor do software comercializado. Essa versão do AutoCAD custará aproximadamente 900 dólares, o que faz a Apple receber 270 dólares por cada AutoCAD comercializado nesse modelo.

Acredito que esse seja um dos poucos softwares da Autodesk com valores altos que deva entrar nesse modelo de comercialização. O motivo é bem simples, e basta fazer a conta de quando a venda de uma licença do Maya iria deixar de taxa para a Apple. Faz tempo que consultei o preço do Maya pela última vez, mas se for algo como 5000 dólares, a Apple levaria 1500 de taxa sobre a venda.

Mas, voltando a falar sobre o AutoCAD para Mac, o software já está disponível para download, e caso você esteja interessado em testar a versão trial, basta visitar o endereço indicado nesse parágrafo. Os usuários possuem contas na área acadêmica da Autodesk, podem fazer o download diretamente desse ambiente, totalmente legalizado e com o software funcionando por muito mais que 30 dias.

Esse AutoCAD é parecido com a versão para Windows? Se você ainda tem dúvidas, o vídeo abaixo foi um tutorial que produzi já faz algum tempo, mostrando recursos do AutoCAD para Mac. O vídeo mostra como funciona o Array no AutoCAD para Mac.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “AutoCAD 2012 para Mac disponível para download”

  1. Bom dia Allan!!!

    Sabe se existe alguma chance de ser disponibilizado o Autocad para Linux, assim como o Maya foi?

    Obrigado!!!

  2. Oi Zenon,

    Acho difícil sair uma versão para Linux. É melhor você investir nas alternativas como LibreCAD ou Draftsight.

    Abraços

  3. Caro Allan,
    Migrei para plataforma Mac, mas estou com uma dificuldade no AutoCAD 2011. Quando o OS X Lion está em Inglês o CAD roda, mas quando coloco em Português surge o seguinte alerta: This version of AutoCAD does not support your operating system language. Sabe dizer se o CAD para Mac assim como para Windows tem versão multilanguage? Pois como ainda não domino o OS X prefiro usar o sistema em português.
    Obrigado.

  4. Parabéns Allan Brito!
    Sou arquiteto e surgi neste mundo em 1960. Sou teimoso para me manter no meio digital. Sobra pouco tempo para acompanhar as novidades.

    Tive acesso ao seu site pelo google, por sorte, sem recomendação nenhuma, assisti sua videolog 02 e foi esclarecedor a informação sobre a diferença entre arquivos do tipo lossy e lossless. Já tinha percebido a diferença ao imprimir imagens jpg e png do mesmo trabalho, mas não entendia a razão.

    Para completar meu espanto, confesso que não conhecia o Blender e fiquei curioso.

    Grato pelas informações.

    Att.
    Sérgio A. S. Sá Pinto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *