Um dos propósitos de ter esse blog é criar uma comunidade de aprendizado em torno da computação gráfica, animação 3d e assuntos relacionados. Isso já deve ter ficado claro para os leitores mais antigos, e como é costume em todos os processos de aprendizagem, a avaliação e os testes são parte importante do conjunto, para mensurar o nível de conhecimento de cada pessoa envolvida. E para promover uma auto-avaliação autoavaliação (agora não tem mais hífen), estou promovendo periodicamente uma série de questionários em formato de Quiz. Já foram dois desses exercícios que foram sobre o Blender e depois tratando da modelagem 3d de maneira geral.

Como funciona o Quiz? Antes de começar você precisa se registrar no EAD – Allan Brito para ter acesso aos questionários, e depois basta entrar nos links dos testes que estão na página inicial. Cada exercício é formado por perguntas sorteadas em um banco de questões. Portanto, cada pessoa tem um conjunto de perguntas diferentes. Fora isso, ainda existe o desafio do tempo que é limitado em apenas 10 minutos por questionário. Sim, um relógio aparece na tela e você só tem os dez minutos para responder todas as perguntas.

Agora que você já base como funciona o processo, o que acha de participar de outro Quiz? Acabei de liberar um novo Quiz sobre Render e Iluminação. Será que os seus conhecimentos sobre métodos de render e tecnologias relacionadas está em dia? Visite o EAD – Allan Brito e comece a fazer agora mesmo o questionário sobre o assunto.

Para quem ainda não conhece o ambiente, você pode também realizar o curso Básico gratuito de Blender 2.5 que apresenta os conceitos essenciais sobre a ferramenta. E caso queira continuar o seu aprendizado, pode se inscrever no curso de modelagem poligonal com Blender 2.5, em que você aprende e a criar objetos baseados em polígonos, e no final do curso irá aprender a modelar uma AK-47.

Nesse momento, estou começando o processo de gravação do curso de Animação 3D com Blender 2.5, e na próxima semana já devo ter as primeiras 4 aulas prontas. Os participantes do curso de modelagem poligonal que tiverem interesse no curso de animação, podem fazer a inscrição com desconto!