O Blender está para receber no futuro um novo renderizador chamado de Cycles que já foi apresentado em vídeos e tutoriais diversas vezes aqui no blog. Entre as vantagens do Cycles é que o mesmo suporta render por GPU e o mesmo aproveita algoritimos avançados de renderização, como o Path Tracing que é excelente para cenas externas. Mas, apesar de estar para receber esse novo renderizador, os artistas que trabalham com visualização de ambientes no Blender ainda tem muito o que produzir com os já existentes renders externos compatíveis com o Blender. E nesse conjunto os destaques na área Open Source são o YafaRay e o LuxRender.

Um exemplo disso é a grande quantidade de material que ainda é publicada nos fóruns de usuários do YafaRay e LuxRender. No fórum do YafaRay um artista chamado Alejandro publicou uma imagem de excelente qualidade, mostrando a representação de uma escadaria interna, que foi inspirada numa fotografia real. Uma das vistas que foi gerada por esse projeto pode ser conferida na imagem abaixo, mas para ter a real noção da qualidade desse render, recomendo visitar o link do fórum e conferir as duas imagens renderizadas e maior resolução.

O processo de criação dessas imagens demorou alguns dias segundo o próprio Alessandro, em uma rápida troca de mensagens com ele, o mesmo explicou que até mesmo a pós-produção da imagem foi realizada dentro do Blender, sem o auxílio de outras ferramentas como o Photoshop ou GIMP.

Mas, isso não é tudo! O artista foi bondoso o suficiente para publicar no mesmo fórum os ajustes que ele utilizou para conseguir chegar nesse resultado de iluminação e parâmetros de renderização no YafaRay. O método usado foi o Photon Mapping que é excelente para cenas internas.

O YafaRay ainda não possui uma versão estável compatível com o Blender 2.5, sendo necessário fazer o download de um build especial no graphicall.org para usar o renderizador. Caso você tenha interesse em aprender mais sobre o seu funcionamento, esse exemplo da cena do Alejandro é uma excelente referência.

Se você sabe alguma coisa sobre esses métodos de renderização, recomendo colocar em prática os seus conhecimento sobre render e iluminação no quiz sobre o assunto, disponível em EAD – Allan Brito.