As tecnologias usadas para a visualização de projetos avançou bastante nos últimos anos, e hoje já temos a possibilidade de renderizar cenas complexas aproveitando até mesmo os núcleos de GPUs, deixando o processo praticamente em tempo real. Uma das áreas que está se mesclando com a visualização é a tecnologia dedicada a criação de jogos, que também ficou mais acessível com o passar do tempo. Com softwares oferecendo uma interface ao usuário e facilitando boa parte do processo de criação de jogos virtuais, a criação de animações interativas usando essa tecnologia é bem acessível para artistas sem grandes conhecimentos em linguagens de programação.

O próprio Blender é uma excelente opção para criar esse tipo de material, mas nesse artigo quero mostrar um exemplo desse tipo de tecnologia aproveitando o Unity 3D para mostrar uma casa:

No vídeo podemos perceber que a mecânica da animação, que é totalmente interativa, aproveita os recursos utilizados na produção dos famosos jogos de tiro em primeira pessoa, em que controlamos a movimentação de um personagem pelo cenário, assumindo uma visão em primeira pessoa. Mas, ao invés de procurar inimigos e armas, o objetivo dessa animação é exatamente apresentar um ambiente.

O vídeo mostra muitos dos aspectos que procuramos em um vídeo que apresenta projetos arquitetônicos. Como uma grande quantidade de móveis e objetos nos ambientes, texturas de qualidade e a percepção da escala do futuro empreendimento. O resultado é muito interessante e mostra como deve evoluir a maioria dos projetos e tecnologias para visualização desses projetos. Com os custos mais acessíveis, não se espante se muito em breve um de seus clientes solicitar uma animação semelhante.

A qualidade dos detalhes e texturas do ambiente deixam fácil entender a motivação desse artigo. Esse tipo de tecnologia pode sim se aproveitada em projetos de visualização para arquitetura.

Para quem quiser começar, recomendo duas opções que são evidentemente o Blender e o Unity. Com o primeiro podemos fazer o projeto por completo e inclusive publicar os arquivos executáveis do projeto para distribuição. Já com o Unity, podemos aproveitar os modelos 3d do Blender e adicionar a interação necessária para simular um jogo. Mas, o Unity que possui uma versão gratuita limitada que não dá suporte a diversas tecnologias e ferramentas.