O terceiro curso de Blender disponível no EAD – Allan Brito já está aceitando inscrições para todos os interessados em participar. Esse curso tem como tema a animação em 3d produzida com o Blender, e aborda os aspectos e ferramentas mais importantes relacionados com animação. O modelo de oferta é idêntico ao que já foi aplicado no curso Básico de Blender e o de modelagem poligonal. Para saber mais sobre o curso e realizar a inscrição, você pode acessar a página própria do curso de animação 3d com Blender, e inclusive conferir a lista completa das aulas.

Uma amostra do conteúdo do curso, pode ser conferida no vídeo abaixo, que faz parte da segunda aula, em que mostro como utilizar os Sliders da janela Graph Editor para ajudar a criar animações:

O curso em si é um pouco maior do que o de modelagem poligonal em termos de aulas, contando com três aulas a mais que o de modelagem poligonal. No total são 10 aulas divididas nos seguintes títulos:

  • Aula 01 – Animação por interpolação e keyframes
  • Aula 02 – Manipulando keyframes
  • Aula 03 – Trajetórias de animação com curvas
  • Aula 04 – Hierarquias para animação
  • Aula 05 – Usando constraints para animação
  • Aula 06 – Drivers
  • Aula 07 – Exercício de Animação – Braço robótico
  • Aula 08 – Animação por deformação com Bones
  • Aula 09 – Cinemática direta e inversa
  • Aula 10 – Renderizando animações

Nesse momento as aulas 1, 2 e 3 estão disponíveis no ambientes, e até o próximo domingo as aulas 4 e 5 ficam online. A previsão para que todo o curso esteja online é o dia 5 de Setembro. Para os que se inscreverem com antecedência, o tempo de validade da inscrição só contará do dia em que todas as aulas estiverem disponíveis. Mas, acredito que ainda deva demorar para começar a contar esse tempo de acesso, pois o curso de modelagem poligonal já está completo, e ainda não avisei aos participantes sobre início do prazo de 30 dias.

A inscrição no curso de Animação 3D é realizada mediante pagamento de uma taxa de R$ 39,90. Para os participantes do curso de modelagem poligonal, a inscrição pode ser realizada com desconto por R$ 35,90. Para fazer a inscrição com o desconto, você deve usar o link de inscrição disponível dentro do curso de modelagem poligonal.

Um ponto importante que deve ser esclarecido, é que esse curso não é específico sobre animação de personagens. Como estou recebendo muitos pedidos para um curso nesse sentido, é melhor avisar que no futuro devo produzir um específico sobre Rigging e animação para personagens, que é um assunto bem específico. O foco desse curso agora é a animação de maneira geral, e as ferramentas do Blender. Acho que os cursos até devem se complementar, pois a parte de Rigging é bem específica para personagens virtuais e animação por deformação.

A todos que realizarem a inscrição, já agradeço antecipadamente o interesse e espero que gostem do curso!