A criação de materiais usando reflexões é um dos fatores que adicionam realismo em cenas criadas usando softwares como o 3ds Max, Blender, Maya e Cinema 4D. Esse tipo de material está presente em boa parte dos objetos que compõe uma cena, sendo de grande importância para qualquer artista o perfeito entendimento do funcionamento das ferramentas necessárias para gerar uma boa reflexão nesses ambientes. Para conseguir gerar boas reflexões, você precisa ajustar os materiais do seu modelo 3d e também colocar alguma coisa na cena que será refletida. Essa é uma dúvida bem comum em treinamentos ou cursos sobre softwares 3d, pois as pessoas adicionam as propriedades necessárias para gerar as reflexões nos materiais, e esquecem de que para existir uma reflexão, é preciso ter algo para ser refletido também!

Para os usuários do 3ds Max que estejam interessados em aprender o procedimento para configurar materiais cromados, que é um dos tipos de reflexão mais comuns em objetos de cena como mobiliário. O tutorial mostra todos os passos necessários para ajustar o material cromado no 3ds Max 2012.

No vídeo você vai aprender a a configurar uma superfície cromada com base no material padrão do 3ds Max (Standard) e adicionar os detalhes necessários. Por exemplo, as cores devem ser ajustadas para preto e no canal Reflection deve receber um mapa do tipo Raytracing. Esse mapa é tradicionalmente associado a criação de material espelhado e vidro no 3ds Max desde as suas primeiras versões.

Mas, o ponto positivo desse vídeo é que ele corrobora os comentários que fiz no início desse artigo, e mostra como as reflexões ficam pobres sem que exista nenhum tipo de objeto para refletir. O segredo para resolver esse tipo de problema consiste na adição de elementos auxiliares nas laterais da cena, que funcionam como base para as reflexões do material cromado. Depois que esses elementos estão presentes, a renderização do objeto fica muito mais realista.

Ainda no vídeo é possível aprender como fazer para excluir algum objeto em particular da lista das reflexões, para conseguir filtrar o que deve aparecer na superfície espelhada. Para quem trabalha com o 3ds Max e está aprendendo a usar o software, esse vídeo é uma ótima dica para configurar esse tipo de material.