Tutorial Cinema 4D: Criando iluminação de estúdio

Uma das melhores maneiras de mostrar qualquer tipo de produto ou modelo 3d sem a necessidade de criar contextos ou cenas complexas, é utilizando um cenário semelhante a um estúdio fotográfico, em que tentamos simular um plano de fundo infinito, e o posicionamento das luzes de maneira a mostrar de maneira homogênea os objetos na cena. Sempre repito nas minhas aulas sobre iluminação e render, que esse tipo de configuração deve ser conhecido por qualquer artista 3d, independente do software ou plataforma que é usada para gerar as imagens.

Já faz um tempo que não comento nada sobre o Cinema 4D, e como encontrei um excelente tutorial sobre a criação de iluminação de estúdio para o software, resolvi escrever esse artigo para mostrar como funciona o procedimento.

Como criar iluminação de estúdio no Cinema 4D?

O procedimento para criar um cenário de estúdio é muito parecido em todos os softwares que trabalham com renderização e animação, e consiste no ajuste do cenário, que pode receber um plano dobrado para simular o fundo infinito, e os controles dos materiais e render da cena. O vídeo abaixo mostra como realizar todos esses ajustes no Cinema 4D.

No vídeo o autor ainda adiciona três esferas com reflexões usando efeito Fresnel, que atribuem um nível extra de realismo para a cena. O segredo para o realismo da cena como um todo é a existência dos planos que emitem energia luminosa, parâmetro editado nos materiais do Cinema 4D. A posicionamento de vários desses planos é que consegue realizar a iluminação do estúdio e ainda gera as reflexões visíveis na superfície das esferas nos objetos.

Depois de ajustar os materiais da cena e configurar a iluminação global para renderizar a imagem, o processo de criação da cena está completo. As esferas que foram usadas nesse tutorial podem ser substituídas pelos mais variados objetos, e a renderização aliada ao posicionamento das luzes deve gerar um excelente efeito para apresentar produtos ou modelos 3d com fundo infinito.

Esse é o tipo de configuração que todos os artistas 3d deveriam conhecer, e se você for usuário do Cinema 4D, agora ficará mais fácil trabalhar com iluminação de estúdio, seguindo os passos mostrados nesse tutorial.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *