A iluminação de ambientes internos é uma das partes mais complicadas no que diz respeito a configuração e ajustes nas luzes de softwares 3d, pois um projeto dificilmente aproveita os mesmos ajustes aplicados em um ambiente várias vezes, sendo necessário partir do zero quando iniciamos outro projeto. Por isso, desenvolver um bom senso de posicionamento e ajustes dos parâmetros é fundamental para conseguir localizar as luzes em locais estratégicos, e sempre utilizar escalas corretas para modelar os seus ambientes é muito importante.

Uma das melhores maneiras de aprender a adicionar esse tipo de iluminação em ambientes internos é por meio de exemplos, e na semana passada descobri um excelente exemplo de iluminação interna para quem utiliza o Blender e o YafaRay como base para seus projetos.

Como iluminar ambientes internos com o Blender e YafaRay?

Um artista e usuário do YafaRay com uma gama impressionante de projetos publicados nos fóruns do YafaRay publicou um de seus últimos projetos nesse mesmo fórum, e como não poderia deixar de ser, o tema era a imagem de um quarto que você pode conferir na imagem abaixo.

yafaray-blender-architecture-lights.jpg

O interessante desse projeto é que o artista, chamado suomi, publicou no fórum o arquivo usado para renderizar essa imagem, sem nenhuma peça de mobiliário, e com os ajustes e parâmetros das luzes e do render com o YafaRay intocados! Sim, você pode fazer o download do arquivo e estudar todos os ajustes e parâmetros utilizados pelo artista para configurar a iluminação nessa cena.

Só existe um pequeno detalhe para o qual você deve tomar um pouco de cuidado antes de partir para o download. O artista ainda está usando o Blender 2.49 e o YafaRay compatível com essa versão. A versão do Blender é a 2.4x e não a recente 2.5x! Portanto, ao abrir esse mesmo arquivo em versões mais atualizadas do Blender com o YafaRay incorporado, coisas estranhas podem acontecer.

Como usar o YafaRay no Blender 2.5?

O YafaRay ainda não foi totalmente incorporado ao Blender 2.5, e para os que quiserem testar o software com o YafaRay incorporado, recomendo usar alguma das versões de teste disponíveis no graphicall.org.

Ainda não sabe usar o Blender?

Para quem quiser aprender a usar o Blender, recomendo participar do curso gratuito de Blender 2.5, disponível em EAD – Allan Brito. Se o seu interesse for animação, pode fazer também o curso de Animação 3D com Blender, que ganhou mais aulas essa semana, e deve ser atualizado novamente ainda essa semana.