Tutorial de modelagem poligonal com 3ds Max: Cadeira

As técnicas de modelagem poligonal são muito interessantes, pois permite criar elementos de topologia relativamente complexa e também funcionam como uma maneira universal de criar modelos 3d. Se você aprendeu a trabalhar com modelagem poligonal no Blender, pode perfeitamente passar para outro software de modelagem, e apenas com um pouco de adaptação, é possível começar a trabalhar com o mesmo processo de modelagem 3d. Isso não é diferente para artistas acostumados a trabalhar com o 3ds Max, em que existem objetos como os Polys que ajudam muito na criação em 3d.

Como funciona a modelagem poligonal no 3ds Max?

Para quem nunca teve a oportunidade de usar o 3ds Max para modelagem 3d, ou mesmo, os que já conhecem a ferramenta, e quiserem acompanhar o processo de modelagem de uma cadeira simples, apenas para relembrar um pouco o funcionamento dos Editable Polys, o tutorial abaixo será de grande utilidade.

No vídeo, o autor mostra como criar uma cadeira simples usando apenas o Editable Poly do 3ds Max, e as suas ferramentas de manipulação básicas.

O tutorial mostra a aplicação das ferramentas principais da modelagem poligonal que são:

  • Transformações em objetos como vértices, arestas e faces;
  • Uso do extrude;
  • Ligação entre vértices, arestas e faces;
  • Ferramentas de corte como Loop Cut e Knife;

Com essas ferramentas é possível definir o tutorial como uma grande seqüência de repetição e aplicação dessas opções ao objeto inicial do vídeo, que é uma primitiva geométrica simples, um cubo.

Os usuários que conhecem as técnicas de modelagem poligonal devem reconhecer as transformações e ferramentas do 3ds Max utilizadas, e seus respectivos equivalentes em softwares como Maya, Blender e Cinema 4D. Essa é a vantagem de conhecer a modelagem poligonal. O artista passa ter um conhecimento relacionado com a edição e transformação dos polígonos, e basta uma breve adaptação ao ambiente de modelagem, para começar a criar em 3D.

Se você aceitar um exercício para colocar em prática os seus conhecimentos sobre modelagem poligonal, o que acha de tentar reproduzir essa mesma cadeira, em outro software que não seja o 3ds Max? Isso deve estimular você a procurar soluções para resolver problemas de topologia com as ferramentas do seu software 3d favorito.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *