Clicky

Como adicionar linhas de cota no AutoCAD 2012?

A criação de pranchas técnicas em softwares como o AutoCAD ou qualquer outro que seja similar em funcionamento, envolve uma boa parcela de paciência e também conhecimentos técnicos por parte do autor do desenho, pois é necessário representar bem as partes do projeto, e ao mesmo tempo deixar as informações legíveis. E boa parte dessa legibilidade aparece quando adicionamos as chamadas linhas de cota nos projetos em CAD, que em minha opinião, são uma das fases mais monótonas de qualquer projeto. Como boa parte do desenho já está montada, ao usar as ferramentas para adicionar linhas de cota, precisamos imaginar quais são as dimensões importantes de representar no projeto e posicionar as cotas.

Como adicionar linhas de cota no AutoCAD 2012?

Para as pessoas que estejam aprendendo a trabalhar com o AutoCAD 2012, e precisem conhecer como proceder para adicionar essas linhas, o vídeo abaixo será de grande ajuda. O autor mostra o básico necessário para adicionar essas linhas no AutoCAD.

O processo é realmente simples, e envolve a escolha do tipo de linha de cota que será usada, e dependendo da dimensão que queremos representar, a linha do tipo “Linear” não resolve todos os casos.

Com o tipo de dimensão escolhida, precisamos apenas clicar nos pontos que devem ser usados para adicionar a cota e posicionar a linha em algum lugar que seja de fácil consulta para qualquer pessoas que precise ler essas dimensões. É sempre importante lembrar que as cotas são uma referência para leitura rápida de dimensões, e também uma forma de facilitar a leitura do projeto em sua forma impressa.

Depois de adicionar as linhas de cota, você ainda pode fazer ajustes e alterações nas configurações gerais das linhas de cota do AutoCAD. A segunda parte do tutorial em vídeo aborda exatamente esse tipo de modificação no AutoCAD 2012.

Os usuários iniciantes no AutoCAD 2012, e quaisquer outras versões do software qyue façam uso da interface ribbon, podem aproveitar os exemplos apresentados no vídeo para começar a adicionar cotas em seus projetos. Mesmo que não sejam projetos comerciais, é importante praticar para aperfeiçoar a técnica e estar preparado para quando for necessário cotar um grande projeto. Para os que estão aprendendo, sempre é bom ter exemplos simples do funcionamento desse tipo de ferramenta.

2017-04-11T10:26:09+00:00 By |AutoCAD|0 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixar Um Comentário