No processo de criação de objetos em 3d os modelos 3d nem sempre são criados inteiramente apenas com o uso de ferramentas como extrude e transformações. Uma das maneiras de criar elementos compostos é com relacionamentos em hierarquia entre objetos 3d. Esse tipo de ferramenta está presente em praticamente todos os softwares que se propõe a trabalhar com animação, pois os relacionamentos ajudam muito a animar múltiplos objetos. E em termos de animação, podemos adicionar nessa lista o After Effects e até mesmo o Flash tem algo semelhante a hierarquias, quando adicionamos uma instância dentro de outra, o resultado é algo semelhante as hierarquias.

No 3ds Max as hierarquias podem ser criadas usando o botão Select and Link, que permite associar dois objetos em hierarquia. O procedimento é bem simples, e consiste na seleção de um objeto primeiro, que será o filho em hierarquia, e depois clicando e arrastando o mouse até o objeto que será o pai em hierarquia, determinamos o relacionamento entre os objetos. Esse processo é muito semelhante na maioria dos softwares, em que sempre selecionamos primeiro o filho em hierarquia, e por último o objeto pai.

Hierarquias no 3ds Max com MAXScript

O vídeo abaixo mostra como melhorar um pouco a produtividade desse tipo de tarefa no 3ds Max, utilizando um pouco de MAXScript para criar hierarquias em múltiplos objetos de uma vez só!

A técnica é bem simples e não requer muitos conhecimentos em programação, pois é apenas uma linha de código que faz a mágica. O processo consiste na seleção de múltiplos objetos em uma ordem especial, que é a dos objetos pais primeiro e depois os filhos. Com esses objetos selecionados, precisamos abrir a janela do MAXScript com a tecla F11, e digitar a linha de código que aparece no vídeo. Essa inversão na ordem de seleção é necessária, pois o script foi escrito para associar os últimos objetos em hierarquia, aos primeiros.

Com esse simples script, os relacionamentos em hierarquia são gerados para todos os objetos ao mesmo tempo!

Se você quiser aprender mais sobre hierarquias em animação 3d, recomendo participar do curso de animação 3D com Blender, em que existe uma aula específica apenas sobre hierarquias para animação.