Nos projetos de animação 3d uma das piores partes do trabalho aparece quando precisamos editar manualmente as posição de objetos em 3d, como rotacionar juntas de modelos 3d ou mesmo repetir o mesmo tipo de movimento em vários objetos diferentes. É por isso que na maioria das vezes os animadores acabam criando uma série de controladores e objetos de referência que ajudam a movimentar elementos na animação, deixando a produção muito mais rápida. Além dos controladores, podemos usar também constraints para forçar alguns objetos a seguir regras, ou copiar os movimentos desses objetos.

Constraints e Drivers no Blender para animação

No Blender existem tanto os constraints como os Drivers que ajudam a criar controles extras para animações. Os Drivers são uma das ferramentas mais úteis para trabalhar com animação, pois com eles é possível fazer com que as transformações de um objeto afetem de alguma maneira as transformações de outro objeto 3d. Quer um exemplo disso?

Repare no vídeo abaixo que mostra uma cena configurada no curso de Animação 3D com Blender, que cria uma série de braços robóticos que estão conectados aos pequenos cubos na parte superior da cena.

Todos os elementos móveis dos braços robóticos estão conectados aos cubos usando Drivers, e ao deslocar os cubos na cena é possível controlar vários aspectos do movimento dos braços. E como todas as cópias dos braços foram criadas depois dos ajustes dos Drivers, o resultado é que todos braços sofrem a ação dos cubos. Isso é perfeito para simular uma linha de montagem.

A pinça que está na ponta do braço tem um Empty na sua ponta que serve para usar constraints, e permitir que o braço pegue alguma coisa.

Mas, o interessante mesmo é o movimento da pinça controlado por um Driver e um constraint. No caso só uma pinça está controlada por um Driver e a outra faz a cópia do movimento invertido, usando um constraint.

Se você quiser aprender o procedimento completo para criar uma cena parecida como essa, o curso de Animação 3D com Blender na sua aula 09 mostra todos os passos para configurar esse braço robô, desde a hierarquia até os ajustes com Drivers e Constraints.