Curso de Animação 3D com Blender

É com muita satisfação que gostaria de anunciar a publicação de última aula do curso de Animação 3D com Blender! Isso significa que todas as aulas do curso estão disponíveis para consulta e o curso está totalmente completo. Esse é o terceiro curso completo que está disponível no EAD – Allan Brito, e faz parte de um grande conjunto de cursos que ainda pretendo lançar no mesmo formato. Atendendo a pedidos, o curso de Animação com personagens está sendo cuidadosamente planejado com enfoque prático, mas esse vai demandar um pouco mais de tempo na produção devido a sua complexidade.

Curso de Animação 3D com Blender

O curso de Animação que acabou de receber a sua última aula hoje, ficou com a seguinte lista de aulas e os respectivos vídeos:

  • Aula 01 – Animação por interpolação e keyframes

    • O que é interpolação? (03:47)
    • Keyframes (06:38)
    • Controlando o tempo de uma animação (06:43)
    • Janela Timeline (07:58)
    • Marcadores na Timeline (04:04)
    • Controle de pontos pivô (05:12)
  • Aula 02 – Manipulando keyframes

    • Janela Dopesheet (10:11)
    • Editor de curvas Graph Editor (18:43)
    • Opções do editor de curvas (08:52)
    • Animação usando Sliders (06:24)
    • Animação cíclica (05:43)
    • Usando o NLA Editor (13:14)
  • Aula 03 – Trajetórias de animação com curvas

    • Criando curvas no Blender (06:33)
    • Usando curvas como trajetória de animação (07:12)
    • Parâmetros da animação por curvas (03:00)
    • Normais das curvas com o Tilt (03:14)
  • Aula 04 – Hierarquias para animação

    • Hierarquias (08:43)
    • Controle de pontos pivô em hierarquias (09:02)
    • Anexando objetos com hierarquias (05:47)
    • Estruturas baseadas em hierarquias (06:38)
  • Aula 05 – Usando constraints para animação

    • Constraints (01:45)
    • Constraints do tipo Copy (06:59)
    • Constraints do tipo Limit (04:18)
    • TrackTo (04:43)
    • ChildOf (02:59)
    • Floor (02:30)
  • Aula 06 – Drivers

    • Hierarquias (08:43)
    • Controle de pontos pivô em hierarquias (09:02)
    • Anexando objetos com hierarquias (05:47)
    • Estruturas baseadas em hierarquias (06:38)
  • Aula 07 – Exercício de Animação – Braço robótico

    • Cena do Braço Robô (09:57)
    • Animação do braço (18:02)
    • Controles do braço (18:06)
  • Aula 08 – Animação por deformação com Bones

    • Criando Bones (14:48)
    • Visualização de Bones (07:24)
    • Usando polígonos como Bones (04:23)
    • Deformando polígonos com Bones (15:55)
    • Pintando os pesos dos Bones em polígonos (08:34)
  • Aula 09 – Cinemática direta e inversa

    • Cinemática inversa (05:07)
    • Cinemática inversa com constraint (04:14)
    • Exercício de animação – Controle de estruturas (17:15)
  • Aula 10 – Renderizando animações

    • Renderizando animações (18:37)
    • Montagem e edição no Sequenciador de vídeo (08:31)
    • Efeitos no sequenciador de vídeo (07:47)
    • Usando o Stamp para informações (03:17)

Esse é um curso de animação generalista, e com enfoque no funcionamento das ferramentas e opções de animação do Blender como todo. Em comparação com o curso de Modelagem Poligonal, ele ficou com três aulas a mais, mas isso foi devido a segmentação do conteúdo. Abaixo você confere alguns exemplos de exercícios e vídeos presentes no curso:

Se você quiser fazer a inscrição no curso, visite a página de detalhes do curso de Animação para saber os procedimentos de inscrição. Para residentes de fora do Brasil, você pode utilizar essa página que aceita inscrições internacionais. Já tenho leitores de Portugal e Espanha participando tanto dos cursos de modelagem poligonal e também do curso de animação.

Se você já está inscrito no curso de modelagem poligonal, utilize o botão de inscrição localizado dentro do curso de modelagem, para fazer a inscrição com 10% de desconto.

Qual o próximo curso?

Ainda essa semana devo iniciar o curso de Blender Cycles! Sim, você vai poder acompanhar uma série de tutoriais e vídeos sobre o funcionamento do novo renderizador do Blender!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Curso de Animação 3D com Blender”

  1. Allan Brito, bom dia.
    Quero parabeniza-lo pelo seu excelente trabalho na internet. Muito bom.
    Sou ilustrador e usuário de 3D Max a algum tempo.
    Gosto de trabalhar com programas originais. Não tenho condições de comprar o 3DMax.
    O Blender seria uma opção boa e com qualidade para substituir o 3Dmax?
    O modo 3d ou o cinema4d, softwares mais baratos seriam melhor opção?

    Desde já, agradeço pela sua atenção.

  2. Oi Salomão,

    Claro que ele consegue substituir com qualidade. Tudo vai depender do que você precisa fazer. Você depende de alguma coisa que só existe no 3ds Max?

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