A participação em eventos e palestras sempre é uma excelente oportunidade para conhecer outros profissionais da sua área, e também serve para conhecer novas técnicas e ferramentas que podem ajudar muito no seu trabalho. A Fundação Blender organiza todos os anos uma conferência sobre o Blender que acontece na Holanda e reune artistas e profissionais ligados ao Blender do mundo todo. No início de todos os anos eu sempre faço a promessa de emagrecer participar da conferência Blender, e acabo não conseguindo realizar. Esse ano terei que deixar a participação para o próximo ano novamente. Problema? Calendário!

O Brasil também tem a sua conferência anual sobre Blender que é a Blender Pro que será realizada esse ano na cidade de Salvador. Assim como a conferência Blender, eu também não poderei ir até Salvador, mesmo sendo perto aqui de Recife, para participar da conferência por problemas de calendário. E olha que essa Blender Pro de 2011 está imperdível!

blender-pro-2011.jpg

Entre os destaques dessa edição da Blender Pro estão nomes de peso da comunidade de usuários do Blender no Brasil como:

  • Dalai Felinto
  • Cícero Moraes
  • Ivan Paulos Tomé
  • Luis Retondaro
  • Erick Henrique
  • Toni Carvalho
  • Gustavo Fernandez
  • Kemuel Alves
  • Vitor Balbio

Só os palestrantes nacionais já são razão suficiente para valer a visita na conferência, mas isso não é tudo! Ainda existem dois convidados internacionais que são nada mais que o Ton Roosendaal e o Pablo Vazquez! O primeiro dispensa apresentações, ele é o presidente da Fundação Blender e o principal idealizador do Blender! Ele vai ministrar duas palestras e uma oficina destinada a desenvolvedores que queiram começar a contribuir para o código do Blender.

Já o Pablo Vazquez é um dos artistas mais requisitados na para de criação de personagens no Blender, e depois da sua participação em projetos como o Yo Frankie!, adicionando o seu toque pessoal no conceito dos personagens, a sua participação acaba sendo muito requisitada em eventos pelo mundo todo, ensinando a modelar personagens, animar e criar com o Blender.

A minha promessa de final de ano ficará furada mais uma vez, mas você ainda tem tempo de participar da Blender Pro. No site do evento existe uma área sobre caravanas, em que você pode se inscrever para viajar em grupos maiores e conseguir negociar descontos em agências de turismo, hotéis e reduzir os custos da viagem.