Exercício de animação 3D com Blender

Uma das coisas que gosto de fazer quando ministro cursos é pegar os assuntos abordados e tentar bolar animações ou imagens, para mostrar aos alunos o que eles podem fazer com um pouco de criatividade. Nas minhas aulas sobre animação, sempre tento mostrar o funcionamento de conceitos simples, mas necessários para trabalhar com animações, como é o caso de hierarquias. Mas, para conseguir fazer animações um pouco mais trabalhadas, é preciso aproveitar recursos como constraints e controladores.

O vídeo abaixo mostra um dos exemplos que uso nos meus cursos sobre animação, e nesse caso o vídeo foi produzido apenas utilizando as opções do Blender. Esse vídeo é resultado das ferramentas utilizadas no curso de Animação 3D com Blender. Nesse caso, o objetivo era demonstrar o que os participantes do curso podem depois de assistir a todas as aulas. A modelagem dos objetos é simples para focar apenas na animação.

O trecho animado é exatamente o mesmo, sendo que modifiquei o material da esfera e montei no sequenciador de vídeo do Blender, para parecer que são vários objetos sendo movimentados em série.

Essa foi a primeira versão do vídeo, e como percebi pequenos problemas na animação, estou montando uma segunda versão com melhorias. A segunda versão vai trazer a esfera com diversos efeitos baseados em física como partículas, cabelo e fumaça. O que está atrasando a produção dessa segunda versão é a fumaça que está levando um tempo significativo para renderizar. Só o Cache do Smoke para esses poucos segundos de animação em alta resolução está com mais de 20GB! Acho que na próxima semana consigo terminar o render do trecho com a fumaça.

Sem mencionar que existe um pequeno problema de posicionamento quando o último braço captura a esfera. Na próxima versão esse problema estará corrigido!

Quer aprender a criar uma animação dessa maneira? Você pode participar do curso de Animação 3D com Blender, que ensina todas as ferramentas necessárias para criar esse tipo de animação como Drivers, Hierarquias e constraints. O curso é totalmente online e todo baseado em vídeo-aulas. No link você consegue assistir a uma das aulas do curso. Assim você tem a oportunidade de participar das minhas aulas, que tanto comento aqui no site!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *