Na modelagem 3d para arquitetura, encontramos diversos tipos de elementos qe agregam grande nível de dificuldade na sua concepção, tanto no que concerne a sua representação real como na virtual. Estou me referindo aos telhados e as suas disposições complexas em vários tipos de projeto. Quando recebemos esse tipo de elemento como parte da modelagem 3d em qualquer software, precisamos utilizar alguns pequenos truques para conseguir reproduzir de maneira fiel as inclinações e conjuntos de elementos existentes nessas superfícies.

Em ferramentas 3d especializadas na modelagem para arquitetura a coisa fica um pouco mais fácil, mas ainda é possível facilitar de vez a vida de artistas 3d especializados na visualização de projetos com plugins. No caso do SketchUp existe um plugin chamado Roof Creation que é indispensável na criação desse tipo de elemento.

Criando telhados no SketchUp com o Roof Creation

Já falei sobre plugins para criação de telhados no SketchUp, mas como foi publicada mais uma pequena demonstração do funcionamento desse plugin, resolvi fazer a recomendação do seu uso novamente.

O procedimento para usar o plugin é bem simples, e consiste na seleção das bordas das áreas que correspondem aos limites do telhado. Ao acionar a ferramenta, aparece o menu de opções do Roof Creation, e dependendo das opções que escolhermos, o telhado é criado de maneira automática nas superfícies.

No web site do plugin, existem vários modelos de telhados de exemplo para download no formato PDF, para ajudar na nomenclatura em inglês.

Uma das opções mais interessantes do plugin Roof Creation para o SketchUp, é a possibilidade de criar não só as superfícies e planos que formam as águas dos telhados, mas de adicionar telhas! Sim, podemos solicitar que o plugin faça o cálculo de distribuição de telhas dos mais variados tipos nas superfícies do telhado. Para quem já ficou um bom tempo editando e aplicando transformações e ferramentas como o Boolean para conseguir “moldar” as telhas em um telhado de maneira perfeita, esse tipo de ferramenta ajuda bastante.

O Instant Roof está disponível em duas versões, sendo uma delas totalmente gratuita e outra versão PRO. O esquema é bem parecido com o que já encontramos no SketchUp, em que a versão gratuita funciona bem, mas os recursos que fazem a diferença estão mesmo disponíveis na versão PRO. Ainda assim, recomendo o download da versão gratuita, pois ajuda muito no processo de criação e modelagem para arquitetura.