Blender 2.60 RC1 disponível para download

Esse semana os usuários do Blender receberam uma excelente notícia, pois foi anunciado que a versão Release Candidate do Blender 2.6 estaria disponível para download, e hoje essa versão preliminar do Blender já pode ser copiada para fins de teste! O Blender já está deixando a série 2.5 para trás e começando um novo estágio de desenvolvimento com a série 2.6! Como a versão 2.5 trouxe uma grande revolução na interface do software, o pessoal acabou se concentrando mais nos recursos nessa nova leva de ferramentas e deixou de lado as mudanças estéticas para a interface.

Isso significa dizer que o Blender 2.6 será igual ao 2.5 em termos de interface, e isso é excelente para todos que estão estudando o software, pois o material de treinamento e tutoriais relacionados ao Blender 2.5 podem ser aproveitados na íntegra para a versão 2.6.

Como fazer o download do Blender 2.6 RC1?

Para fazer o download do Blender 2.6 RC1 é necessário visitar esse endereço, e escolher entre as diversas opções de download, adequadas a sistemas operacionais diferentes. Só para lembrar que as versões do tipo Release Candidates devem ser usadas com cautela, pois elas são destinadas a avaliação do software para encontrar possíveis bugs ou problemas nas novas ferramentas.

blender-mango-project.jpg

Project Mango – Um dos próximos projetos do Instituto Blender.

E quais novas ferramentas fazem parte do Blender 2.6? A lista abaixo mostra algumas das novas ferramentas, sendo uma boa parte oriunda do projeto Google Summer of Code 2011.

  • Suporte a 3D audio
  • Melhorias na tradução da interface do Blender
  • Node Editor com melhorias na edição e gerenciamento dos nós
  • Melhorias no sistema de animação
  • Propriedades do Texture face movidas para os materiais
  • Weight Painting com novas opções e ferramentas
  • Suporte aprimorado ao formato COLLADA
  • Modificador VertexGroup
  • Novo FFMpeg 0.8.2 para render de vídeo

Algumas das ferramentas de maior destaque nos últimos tempos ainda ficam de fora do Blender 2.60, sendo postergados para a versão 2.61 que está prevista para o mês de dezembro. Quais ferramentas são essas? O novo renderizador chamado de Cycles e o sistema de câmera tracking do Blender.

A previsão de lançamento do Blender 2.60 é o próximo dia 15 de Outubro, e assim que souber de alguma coisa relacionada com o seu lançamento, aviso aqui no Blog.

Já aproveitando a notícia, caso você já queira ir aprendendo como o novo renderizador Blender Cycles funciona, é possível participar do curso de renderização avançada com Cycles, nesse endereço.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Blender 2.60 RC1 disponível para download”

  1. Olás

    Só gostaria de dizer que a tal da “reforma estética” introduzida pela versão 2.5, é muito mais que estética. Não sei exatamente com qual sentido vc usou a palavra, mas foi uma reforma organizacional e estrutural de toda a interface e do próprio Blender. O objetivo? Deixá-la mais funcional, rápida e organizada, aumentando a velocidade de trabalho de quem usa o Blender. Uma revolução super necessária. E, ainda por cima, esteticamente muito mais agradável e prática. E mesmo considerando todo o trabalho de construir uma nova interface com base na lógica de utilização e conceitual das suas diferentes ferramentas, conseguiram melhorar várias funcionalidades e incorporar outras.
    Não sei se discordamos, apenas quis ressaltar a importante batalha titânica que os desenvolvedores tiveram que levar a cabo para fazer o Blender dar saltos ainda maiores no futuro.
    Abs.

  2. Oi João,

    De maneira alguma usei a palavra estética como forma de dizer que as mudanças foram apenas na interface. Claro que foram muito maiores do que isso, e as novas ferramentas do software estão ai para provar.

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *