Clicky

Blender 2.60 RC1 disponível para download

Esse semana os usuários do Blender receberam uma excelente notícia, pois foi anunciado que a versão Release Candidate do Blender 2.6 estaria disponível para download, e hoje essa versão preliminar do Blender já pode ser copiada para fins de teste! O Blender já está deixando a série 2.5 para trás e começando um novo estágio de desenvolvimento com a série 2.6! Como a versão 2.5 trouxe uma grande revolução na interface do software, o pessoal acabou se concentrando mais nos recursos nessa nova leva de ferramentas e deixou de lado as mudanças estéticas para a interface.

Isso significa dizer que o Blender 2.6 será igual ao 2.5 em termos de interface, e isso é excelente para todos que estão estudando o software, pois o material de treinamento e tutoriais relacionados ao Blender 2.5 podem ser aproveitados na íntegra para a versão 2.6.

Como fazer o download do Blender 2.6 RC1?

Para fazer o download do Blender 2.6 RC1 é necessário visitar esse endereço, e escolher entre as diversas opções de download, adequadas a sistemas operacionais diferentes. Só para lembrar que as versões do tipo Release Candidates devem ser usadas com cautela, pois elas são destinadas a avaliação do software para encontrar possíveis bugs ou problemas nas novas ferramentas.

blender-mango-project.jpg

Project Mango – Um dos próximos projetos do Instituto Blender.

E quais novas ferramentas fazem parte do Blender 2.6? A lista abaixo mostra algumas das novas ferramentas, sendo uma boa parte oriunda do projeto Google Summer of Code 2011.

  • Suporte a 3D audio
  • Melhorias na tradução da interface do Blender
  • Node Editor com melhorias na edição e gerenciamento dos nós
  • Melhorias no sistema de animação
  • Propriedades do Texture face movidas para os materiais
  • Weight Painting com novas opções e ferramentas
  • Suporte aprimorado ao formato COLLADA
  • Modificador VertexGroup
  • Novo FFMpeg 0.8.2 para render de vídeo

Algumas das ferramentas de maior destaque nos últimos tempos ainda ficam de fora do Blender 2.60, sendo postergados para a versão 2.61 que está prevista para o mês de dezembro. Quais ferramentas são essas? O novo renderizador chamado de Cycles e o sistema de câmera tracking do Blender.

A previsão de lançamento do Blender 2.60 é o próximo dia 15 de Outubro, e assim que souber de alguma coisa relacionada com o seu lançamento, aviso aqui no Blog.

Já aproveitando a notícia, caso você já queira ir aprendendo como o novo renderizador Blender Cycles funciona, é possível participar do curso de renderização avançada com Cycles, nesse endereço.

2013-07-11T09:24:29+00:00 By |Blender 3D|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. João Carlos Agostini 07/10/2011 em 9:08 am

    Olás

    Só gostaria de dizer que a tal da “reforma estética” introduzida pela versão 2.5, é muito mais que estética. Não sei exatamente com qual sentido vc usou a palavra, mas foi uma reforma organizacional e estrutural de toda a interface e do próprio Blender. O objetivo? Deixá-la mais funcional, rápida e organizada, aumentando a velocidade de trabalho de quem usa o Blender. Uma revolução super necessária. E, ainda por cima, esteticamente muito mais agradável e prática. E mesmo considerando todo o trabalho de construir uma nova interface com base na lógica de utilização e conceitual das suas diferentes ferramentas, conseguiram melhorar várias funcionalidades e incorporar outras.
    Não sei se discordamos, apenas quis ressaltar a importante batalha titânica que os desenvolvedores tiveram que levar a cabo para fazer o Blender dar saltos ainda maiores no futuro.
    Abs.

  2. Allan Brito 10/10/2011 em 4:09 pm

    Oi João,

    De maneira alguma usei a palavra estética como forma de dizer que as mudanças foram apenas na interface. Claro que foram muito maiores do que isso, e as novas ferramentas do software estão ai para provar.

    Abraços

  3. […] Blender recebeu uma atualização já anunciada aqui no blog, e agora está na sua versão 2.60 com muitas novidades, e para os usuários que migraram para a […]

Deixar Um Comentário