Nas últimas semanas publiquei aqui no blog um pequeno estudo de animação que produzi com base no exercício que realizei para os participantes do curso de Animação 3D com Blender. O exercício o objetivo de passar uma esfera entre vários braços robóticos, que permitem exercitar conhecimentos em áreas do Blender como hierarquias, constraints e drivers. Toda a animação é controlada por uma série de pequenos cubos localizados na parte superior de cada braço.Desde que montei essa seqüência de animação, queria adicionar algum tipo de modificação na cena para incluir efeitos baseados em física. Foi nesse intuito que renderizei outra versão da animação, em que aplico alguns efeitos físicos do Blender na esfera.

A lista de efeitos teve que ser encurtada para liberar o computador em que a animação estava sendo produzida, pois caso contrário já começaria a sofrer atrasos em outros projetos. Os efeitos usados nessa animação foram:

  • Vidro com raytracing
  • Partículas simulando cabelos e física
  • Fumaça (Smoke)
  • Partículas com Halo

Todos esses efeitos foram adicionados usando praticamente os seus ajustes padrão, sem grandes modificações. O único que mereceu atenção especial foi a fumaça, que inclusive foi um dos grandes problemas dessa animação. De maneira geral os trechos de animação demoravam em torno de 20-30 minutos para renderizar em 720p. O trecho com fumaça levou sozinho 4 dias! Claro que o render era interrompido esporadicamente, mas o computador ficava renderizando a maior parte do dia.

Esse atraso no render da fumaça me fez desistir de criar alguma coisa envolvendo fluidos para adicionar nessa animação.

Se você quiser tentar criar animações com fumaça como essa, recomendo alguns cuidados especiais para conseguir gerar o seu vídeo de maneira eficiente:

  • Planeje muito bem o uso da fumaça, para evitar longos tempos de render e cálculos das partículas. Só use quando for realmente necessário;
  • Lembre que tanto a fumaça como as partículas precisam de pré-processamento. Será preciso armazenar a simulação em Cache;
  • No domínio da fumaça é preciso adicionar um material do tipo Volume com uma textura Voxel Data.

Com essa última dica você será capaz de renderizar e visualizar a fumaça no Blender. Fico imaginando como ficariam esses efeitos físicos renderizados como o Blender Cycles?