Essa semana publiquei aqui no blog um artigo comentando sobre o lançamento do Maxwell for Google SketchUp como sendo uma opção a mais de renderização para o SketchUp. O artigo mencionava como era difícil encontrar uma boa opção de render para o SketchUp que aliasse o fato de ser gratuito com qualidade no render, como existe no Blender. O assunto é bem interessante para o público do blog, pois frequentemente recebo mensagens pelo formulário de contato, ou mesmo no Twitter, questionando sobre renderizadores para o SketchUp.

Comparação entre renderizadores para o SketchUp

Hoje pela manhã estava navegando por alguns sites de notícias e encontrei um artigo que pode ajudar muitos usuários interessados em renderizadores para o SketchUp. Um artista chamado Patrick Lambert fez um estudo comparativo entre vários renderizadores para o SketchUp. O que ele fez foi instalar os renderizadores e com a mesma cena, tentou gerar uma imagem com as opções padrão de cada software.

sketchup-Render-Indigo.jpg

O resultado você pode conferir no artigo que ele publicou com a comparação.

A comparação em si é válida, mas não tem caráter avaliativo que permita ajudar na escolha de alguma dessas ferramentas como base para uso em projetos. O motivo é bem simples, com pequenos ajustes nas configurações ele poderia muito bem mudar de maneira significativa o resultado do teste, inclusive com tempos de render menores do que os apresentados no estudo.

Entre os renderizadores escolhidos o de menor desempenho quando o assunto é realismo foi o SU Podium, e pela experiência que já tive com ele posso dizer que as opções do software não são realmente as mais indicadas para usuários que procuram realismo máximo! O SU Podium é a escolha ideal para quem não quer ter trabalho de ficar escolhendo valores para inúmeros parâmetros até conseguir um bom resultado no render.

A qualidade do render obtida no Indigo não me surpreendeu, pois conheço o renderizador e sei que usando os ajustes certos de material e luzes ele consegue gerar imagens extremamente realistas. O resultado do teste com o V-Ray no artigo foi muito ruim, pois esse é um dos que exige a maior quantidade de ajustes.

Se você queria uma comparação rápida entre os renderizadores, recomendo ler o artigo e avaliar as imagens com os resultados do render no SketchUp.