Comparação entre renderizadores para o SketchUp

Essa semana publiquei aqui no blog um artigo comentando sobre o lançamento do Maxwell for Google SketchUp como sendo uma opção a mais de renderização para o SketchUp. O artigo mencionava como era difícil encontrar uma boa opção de render para o SketchUp que aliasse o fato de ser gratuito com qualidade no render, como existe no Blender. O assunto é bem interessante para o público do blog, pois frequentemente recebo mensagens pelo formulário de contato, ou mesmo no Twitter, questionando sobre renderizadores para o SketchUp.

Comparação entre renderizadores para o SketchUp

Hoje pela manhã estava navegando por alguns sites de notícias e encontrei um artigo que pode ajudar muitos usuários interessados em renderizadores para o SketchUp. Um artista chamado Patrick Lambert fez um estudo comparativo entre vários renderizadores para o SketchUp. O que ele fez foi instalar os renderizadores e com a mesma cena, tentou gerar uma imagem com as opções padrão de cada software.

sketchup-Render-Indigo.jpg

O resultado você pode conferir no artigo que ele publicou com a comparação.

A comparação em si é válida, mas não tem caráter avaliativo que permita ajudar na escolha de alguma dessas ferramentas como base para uso em projetos. O motivo é bem simples, com pequenos ajustes nas configurações ele poderia muito bem mudar de maneira significativa o resultado do teste, inclusive com tempos de render menores do que os apresentados no estudo.

Entre os renderizadores escolhidos o de menor desempenho quando o assunto é realismo foi o SU Podium, e pela experiência que já tive com ele posso dizer que as opções do software não são realmente as mais indicadas para usuários que procuram realismo máximo! O SU Podium é a escolha ideal para quem não quer ter trabalho de ficar escolhendo valores para inúmeros parâmetros até conseguir um bom resultado no render.

A qualidade do render obtida no Indigo não me surpreendeu, pois conheço o renderizador e sei que usando os ajustes certos de material e luzes ele consegue gerar imagens extremamente realistas. O resultado do teste com o V-Ray no artigo foi muito ruim, pois esse é um dos que exige a maior quantidade de ajustes.

Se você queria uma comparação rápida entre os renderizadores, recomendo ler o artigo e avaliar as imagens com os resultados do render no SketchUp.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *