O Blender é uma ferramenta surpreendente por vários motivos, sendo o seu potencial para se transformar em ferramenta principal dentro de qualquer processo de criação em 3d o que mais se destaca. Mas, essa é apenas uma das facetas da ferramenta que oferece inúmeras vantagens para artistas 3d que decidirem usar o Blender como opção principal de modelagem e animação. Entre os atrativos do software temos um sistema excelente de simulação física, game engine integrada e até mesmo um pequeno editor de vídeo. Sim, o Blender possibilita a edição de vários formados de vídeo usando recursos de um editor não-linear como o Premiere.

Claro que para projetos de grande escala e que envolva a manipulação e captura de vários tipos de vídeo, o melhor mesmo é usar o Adobe Premire ou então versões mais antigas do Final Cut Pro. A versão X do Final Cut Pro não ficou muito adequada para usuários profissionais.

Edição de vídeos com o Blender para animadores

No caso do editor de vídeo do Blender chamado de sequenciador de vídeo, podemos trabalhar com diversos tipos de montagem e principalmente utilizar o recurso como auxílio na produção de animações. Por exemplo, um dos recursos mais interessantes é o trabalho com a seqüência de imagens estáticas, que pode servir como base para a criação de storyboards animados. E o editor de vídeo do Blender é capaz de gerar um vídeo desse tipo de material baseado em imagens. Claro que várias ferramentas permitem realizar esse tipo de procedimento, mas a vantagem no uso do Blender é que você não precisa sair do software 3d para procurar outros recursos, já está tudo integrado.

Quer aprender a trabalhar com o sequenciador de vídeo? O tutorial abaixo é uma demonstração rápida de como usar o sequenciador para adicionar imagens, cortar vídeos e fazer diversos tipos de edição:

O material não tem narração e conta apenas com uma música de fundo. O sequenciador de vídeo é tão importante dentro do ecossistema de produção do Blender, que ele foi incluído no meu curso de animação 3d com Blender online, como tema da aula 10 dentro do tópico de finalização de animações.

Se você pretende começar a trabalhar com animação no Blender, recomendo estudar o sequenciador de vídeo.