O Blender 2.60 foi lançado no final de Outubro e já temos o seu sucessor quase saindo do forno, pois a versão 2.61 já está disponível para download como um beta. Sim, o Blender que deve entregar aos seus usuários a versão estável do Cycles e o aguardado sistema de camera tracking está na sua versão Beta (Release Candidate?), e já pode ser copiado nesse endereço. A nomenclatura mudou um pouco, mas essa é uma versão que deve ser avaliada e testada antes de ser adotada em ambientes de produção.

Os maiores destaques dessa versão são exatamante o Cycles e o sistema de tracking de câmera, mas diversas correções de bugs e melhorias devem ser aplicados junto com a atualização.

Mas, para os que acham que depois dessa atualização não devem restar mais grandes atualizações, você está muito enganado! Para as versões futuras do Blender ainda resta muita coisa para ser lançada. Nesse artigo vou destacar duas delas que devem ser de grande ajuda para animadores. A primeira é uma atualização para o sistema de tracking de câmera que vai permitir realizar tracking de objetos no Blender.

Ao usar objetos de referência em vídeo, poderemos substituir elementos em vídeo como mostra o exemplo abaixo:

A outra atualização está relacionada com um patch chamado Particle Surface Polygonizer, que transforma os fluidos que simulam partículas em polígonos! Hoje esse tipo de simulação com base em partículas é limitada pelo uso de objetos e materiais que não representam de maneira satisfatória as superfícies dos líquidos.

O vídeo abaixo mostra um exemplo de como isso pode ajudar na simulação de fluidos:

Essas são apenas algumas das futuras atualizações que podem aparecer no Blender, e se somam a outros recursos como o já prometido B-Mesh e outros que estão ainda aguardando para fazer parte do já vasto leque de recursos do Blender.

Como começar a usar o Blender?

Se você quiser começar a usar o Blender, recomendo começar com o curso gratuito de Blender 2.5 no EAD – Allan Brito. O curso foi criado com o Blender 2.5, mas a interface e menus do 2.6 são idênticos aos da versão 2.5 e o curso pode ser aproveitado e aplicado na íntegra nessa nova versão. Esse curso é 100% online e não tem custo de inscrição.