A criação de grandes superfícies de grama é interessante para a composição de cenários em computação gráfica, seja com o propósito de montar paisagens para animações ou mesmo com o objetivo de ajudar na visualização para arquitetura. A maneira mais simples de representar grama é com o uso de texturas, que dependendo de uma série de fatores como o ângulo da câmera e a distância do observador para a vegetação, pode ser mais do que suficiente para gerar o efeito da grama. Mas, quando o projeto exige resultados mais realistas é preciso investir em outras técnicas para reproduzir a vegetação.

Como criar grama no Blender para render com Cycles?

Entre as opções para gerar grama realista encontramos o uso de partículas que distribuem sobre uma determinada superfície pequenos polígonos, representando muito bem as folhas da grama. Quer aprender o procedimento necessário para gerar grama com partículas no Blender e renderizar o resultado no Cycles? O tutorial abaixo foi produzido por um artista chamado Igor Djordjevic e mostra muito bem como utilizar o sistema de partículas do Blender para gerar partículas.

O tutorial é interessante por mostrar o funcionamento das partículas, e como podemos utilizar texturas para ajudar na representação da grama, e faz com que o processo resulte em grama de excelente qualidade. Como a grama é baseada em polígonos, podemos até mesmo posicionar objetos na superfície de grama para que os pequenos filamentos representando as folhas se integrem com a base do objeto.

Esse vídeo deve ajudar a todos os usuários e artistas usando o Blender que ainda não tentaram reproduzir nada parecido. Apesar do nível de realismo da superfície de grama, é importante avaliar a carga da cena no seu computador, que mesmo usando partículas pode inviabilizar a solução.

Para quem quiser um treinamento mais focado no Blender Cycles, recomendo uma visita a página do curso produzi para ensinar a usar o novo renderizador do Blender. O curso se chama Blender Cycles: Renderização Avançada e mostra em 07 aulas como funciona o novo renderizador do Blender. E você também pode aproveitar o uso de grama no Blender para aplicar na visualização para arquitetura com o próprio Blender.