O que faz uma pessoa escolher determinado software como sendo a sua ferramenta principal para trabalhar com modelagem 3d e render? Existem vários fatores que ajudam a definir a escolha, sendo que entre eles podemos listar a quantidade de trabalhos e projetos desenvolvidos com aquela determinada ferramenta. É por isso que sempre é interessante agrupar exemplos de bons projetos criados com softwares em especial, para exibir em palestras e apresentações.

Essa semana foi publicado na web um exemplo muito interessante de projeto para quem gostaria de trabalhar com visualização para arquitetura no Blender, mas precisava de referências sobre a produção de material para arquitetura com o software.

Animação 3D para arquitetura usando o Blender

Um estúdio chamado Realworks publicou uma série de vídeos com animações produzidas especialmente para arquitetura, e que são um ótimo exemplo do que podemos fazer com o Blender para arquitetura.

Os vídeos são os seguintes:

O material impressiona pela qualidade e também por ter sido totalmente produzido com ferramentas de código aberto e gratuitas. Então o custo de produção das animações foi totalmente voltado para o hardware usado e os artistas que trabalharam no projeto. E quem já tentou fazer alguma coisa relacionada com animação, sabe o quanto é trabalhoso criar material semelhante.

Infelizmente não tenho detalhes técnicos sobre como o material foi produzido, mas pretendo entrar em contato com o pessoal do estúdio para fazer uma pequena entrevista, e passar mais detalhes sobre a técnica de iluminação usada, e até mesmo um depoimento sobre o uso do Blender para uso em arquitetura. A minha opinião você já deve saber, mas é sempre interessante saber o que outros profissionais tem a dizer sobre a ferramenta que usamos para trabalhar.

Dica:

Quer aprender a modelar e animar para arquitetura? Se você tem interesse em realizar esse tipo de projeto, recomendo uma visita aos cursos online de modelagem para arquitetura e animação com Blender. Com o conteúdo apresentado nesses dois cursos, você pode produzir conteúdo animado para arquitetura usando o Blender, e chegar a resultados semelhantes ao que é apresentado no vídeo.

Se você usar o botão abaixo até o dia 16/01/2012, a inscrição dos dois cursos juntos pode ser feita com desconto, pelo valor de R$ 69,90. O que garante o acesso ao material por 90 dias.