A criação de uma animação seja ela 2d ou 3d precisa seguir alguns parâmetros simples de qualidade. Esses parâmetros podem ser oriundos da experiência pessoal do artista, ou então podem ser referenciadas de regras como os princípios de animação que muitas vezes são usados para ajudar a polir o trabalho de animadores com menos prática no oficio. O importante nesse caso é não usar os princípios como leis e engessar o seu processo de criação. Com o tempo essas leis acabaram sofrendo modificações e adaptações, como o seu uso em animações e aplicativos para interfaces.

Nas minhas aulas sobre animação para ambientes multimídia, sempre apresento uma lista de princípios de animação adaptados para uso em interfaces e ambientes multimídia. Um desses princípios é muito simples, mas pode ser a diferença entre uma animação sem grande apelo, e outra muito mais agradável e dinâmica.

O princípio determina que em uma animação, nada aparece na tela ao acaso. Os elementos devem sofrer transformações de escala, e crescer de um ponto ou entrar na tela deslizando pelas laterais. Ainda podemos utilizar animações de transparência, mas basicamente as transformações são de escala e movimento. Se você parar para observar, as animações em projetos de Motion Graphics usam de maneira extensiva esse princípio.

Aplicação dos princípios na animação com o Cinema 4D

E a mesma coisa pode ser adaptada para ambientes 3D. A animação abaixo é um excelente exemplo desse tipo de aplicação, em que o artista Paul Clements cria uma animação mostrando um fone de ouvido com a marca da Ministry of Sound. A animação foi totalmente criada como Cinema 4D e mistura elementos de animação 3d e também Motion graphics.

As animações nesse vídeo mostram como o uso do princípio podem ajudar de maneira significativa na dinâmica de uma animação. Quer ter uma idéia de como toda dessa animação foi produzida?

O artista foi bondoso o suficiente para montra um Breakdown, em que mostra partes da animação em formato wireframe e apenas com cores solidas na viewport do Cinema 4D.

O vídeo de demonstração é muito interessante para quem está interessado em produzir animações semelhantes a essa, pois vários dos efeitos usados na animação pode. Ser percebidos no processo.

Assista quantas vezes for necessário o vídeo que mostra o processo de criação, e observe as ferramentas usadas que são simples, e fazem com que vídeos como esse possam ser gerados na maioria dos softwares 3d e não apenas no Cinema 4D.