No primeiro episódio do meu videolog comentei sobre os próximos lançamentos de cursos no EAD – Allan Brito, e para os que lembram da citação, mencionei que seriam dois os novos cursos no site. Um deles já foi anunciado e está com participantes já inscritos que é o de Rigging para personagens com o Blender. E o segundo curso seria o de Animação Baseada em Física com Blender. Hoje tenho a satisfação de avisar que o curso de Animação Baseada em Física já está com inscrições abertas, e qualquer pessoa pode começar a aprender como funcionam essas ferramentas para animação com o Blender.

O curso é voltado para pessoas que tenham interessem em animação com o Blender, principalmente as que procuram adicionar ao seu portfólio de recursos a possibilidade de trabalhar com animações baseadas em física. Por exemplo, o uso de Rigid Body Dynamics para simular uma parede desmoronando, ou mesmo chuva com o uso de partículas que colidem em uma superfície sólida.

A lista de recursos e ferramentas que são abordadas no curso incluem:

  • Rigid Body Dynamics
  • Soft Bodies
  • Partículas
  • Fluidos
  • Cloth
  • Smoke
  • Dynamic Paint
  • Campos de força

Mais detalhes e a descrição sobre as aulas do curso, podem ser encontradas diretamente na página de detalhes do curso sobre Animação Baseada em Física com Blender.

Quer uma amostra do que você vai encontrar no curso? Os vídeo abaixo mostram um exemplo de animação criada usando o sistema de Rigid Bodies, e um dos vídeos que fazem parte da primeira aula.

O processo de inscrição no curso é idêntico a todos os outros do site, e os participantes dos outros cursos no EAD – Allan Brito podem fazer a inscrição com desconto, para isso é preciso usar os botões disponíveis dentro dos outros cursos no site. Quem quiser, pode aproveitar e fazer a inscrição usando o combo junto com o curso de Animação 3D, e receber mais de 10% de desconto no valor dos dois cursos. As informações sobre o combo estão na parte inferior da página do curso sobre Animação baseada em física.

Próximas atualizações nos cursos

Estou tentando manter um ritmo de produção acelerada das aulas e até agora estou publicando uma aula por dia. Amanhã devo publicar a aula 05 do curso de modelagem para arquitetura, e novas aulas do curso de Rigging também deve ser publicadas nos próximos dias. O vídeo abaixo mostra o que está sendo preparado para a aula 04 do curso de Rigging, com a configuração de uma perna usando IK e o sistema do pé-reverso para animação.