Atualizações nos cursos de Arquitetura e Rigging

Essa semana estou seguindo a tradição de publicar uma aula por dia nos cursos oferecidos no EAD – Allan Brito, e dois dos cursos em andamento no ambiente receberam atualizações. O curso de modelagem para arquitetura com Blender acabou de receber a sua aula 05 sobre modelagem de telhados, e o curso sobre Rigging para personagens ganhou a sua aula 03 que mostra a criação da base necessária para construir personagens bípedes.

Curso de modelagem para arquitetura com Blender

A aula 05 do curso de modelagem para arquitetura segue com o processo de criação dos mais variados elementos arquitetônicos no Blender, e depois de passar pela criação de escadas na aula 04, agora o assunto são os telhados. Nessa aula, os participantes do curso aprendem a configurar e ajustar as águas de telhados. Essas águas de telhados são configuradas da maneira correta na cobertura, usando ângulos e tamanhos que consideram o beiral da edificação. E depois de adicionar os telhas nessas águas de telhado.

A configuração das telhas é a parte mais complexa desse processo, pois demanda grande quantidade de elementos e processamento por parte do computador. As telhas são representadas usando geometria, o que deixa o projeto mais pesado em termos de recursos, mas apresenta como resultado final um efeito muito melhor em termos de visualização. A imagem abaixo mostra um pouco de como fica o exercício de modelagem dessa aula.

Arquitetura-Aula04.jpg

Curso sobre Rigging para personagens com Blender

No curso sobre Rigging os participantes estão criando na aula 03 o seu primeiro personagem bípede, que apesar de ser simples nesse estágio, serve como referência para que nas próximas aulas sejam adicionados mais detalhes na estrutura. O personagem bípede coloca em prática os conhecimentos já adquiridos nas aulas anteriores, em que foram apresentadas as ferramentas de edição e ajustes de Bones.

Uma das ferramentas importantes que é apresentada nessa aula é o ajuste de dinâmica de movimento usando cinemática inversa.

O material apresentado nessa aula é a base para que na seqüência, possamos trabalhar com elementos mais complexos. Por exemplo, a configuração de pés e mãos. Uma amostra do conteúdo que é abordado na próxima aula do curso, pode ser conferida no vídeo abaixo.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *