Desde que comecei a produzir cursos online ainda em 2008, tinha como foco criar material para o Blender e também para o SketchUp. Na época foram produzidos cursos básicos de Blender e SketchUp que ficaram online por mais de um ano inteiro e ajudaram muitas pessoas a dar os primeiros passos com ambos os softwares. No momento em que voltei com o projeto dos cursos online, acabei priorizando mais o Blender ao SketchUp inicialmente. Mas, isso está mudando hoje mesmo com o lançamento da versão atualizada do curso básico de SketchUp 8.

O curso de SketchUp 8 básico é indicado a todas as pessoas que tenham interesse em aprender mais sobre o SketchUp, e gostariam de seguir um curso totalmente online e baseado em vídeo aulas.

Os assuntos abordados no curso são os seguintes:

  • Interface
  • Ferramentas de desenho
  • Transformações em objetos
  • Materiais e texturas
  • Estilos
  • Render

A inscrição para o curso sobre SketchUp é totalmente gratuita e tudo que você precisa é se registrar no EAD – Allan Brito para começar a assistir aos vídeos sobre SketchUp.

Para quem não conhece, o SketchUp é uma ferramenta de modelagem 3d que é oferecido pelo Google em duas versões, sendo uma delas completamente gratuita e a outra chamada de SketchUp Pro. Existem várias pequenas diferenças entre o SketchUp gratuito e a versão Pro, sendo que algumas delas podem realmente fazer a diferença quando o assunto é modelagem para arquitetura. Por exemplo, é possível importar arquivos DWG diretamente para o SketchUp usando a versão Pro, mas o SketcUp gratuito não consegue fazer isso de maneira direta, pelo menos não sem usarmos pequenos truques.

Sem mencionar o fato do SketchUp Pro apresentar ferramentas extras como o Layout para compor pranchas de impressão para seus projetos, o que deixa o SketchUp Pro bem completo para as pessoas que gostariam de trabalhar com o software em apresentações de projetos arquitetônicos.

Os assuntos abordados no curso envolvem apenas os conhecimentos compartilhados tanto pelo SketchUp gratuito como pela versão Pro. No futuro pretendo lançar outros cursos sobre o SketchUp, inclusive alguns que abordam o uso de diversos plugins para a ferramenta que ajudam bastante a construir projetos de visualização para arquitetura.