Dicas de etiqueta para usar Photoshop em design

O Photoshop é uma das ferramentas mais importantes no quesito pós-produção para qualquer coisa relacionada com imagem. E no trabalho com computação gráfica na maioria das vezes o produto final é uma imagem. A finalização de imagens em softwares como o Photosop permite salvar muito tempo de trabalho, e principalmente de renderização, pois é possível fazer ajustes em cores e até mesmo corrigir alguns tipos de problemas ou erros que passam despercebidos no processo de render.

Sempre que tenho a oportunidade de lecionar sobre o Photoshop, procuro passar algumas regras de “conduta” para otimizar o trabalho dos alunos, seja com foco em finalização para computação gráfica, ou então no design de interfaces.

Dicas de etiqueta para usar Photoshop

Para as pessoas que trabalham com o Photoshop ou gostariam de começar a trabalhar, recomendo uma visita ao excelente site que dá dicas de etiqueta para trabalhar com o Photoshop. O site se chama The Photoshop Etiquette Manifesto for Web Designers, que lista diversas dicas para facilitar e organizar o trabalho de artistas usando o Photoshop.

regras-etiqueta-photoshop.png

O direcionamento do site é para o pessoal que usa o Photoshop para criar interfaces para a web, mas as dicas são universais e podem ajudar no uso do Photoshop em outras áreas.

Por exemplo, as dicas relacionadas a organização de arquivos e projetos com o Photoshop são excelentes, como a maneira de organizar os arquivos PSD tanto no seu conteúdo, usando dependências e até mesmo na atribuição de nomes aos arquivos.

Além da parte relacionada com a organização dos arquivos, estão algumas dicas valiosas sobre o design dos projetos usando o Photoshop. Uma dessas dicas já foi comentada aqui no blog, quando mencionei a existência de uma extensão gratuita para o Photoshop que ajuda a configurar guias. A dica do site é exatamente para usar e organizar da melhor maneira possível as guias, para montar padrões de organização para a sua interface. E como muitos artistas 3d também precisam apresentar suas criações em formato de pequenas publicações, as dicas podem ajudar nesse sentido.

É possível fazer o download de um arquivo PDF com todas as dicas do site para impressão, ou então adquirir um poster pronto.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *