Exemplo de Rigging de personagens para jogos 3D

Na criação de animações envolvendo personagens virtuais é sempre preciso passar pelo processo conhecido como Rigging, antes de partir para a animação dos elementos 3d. O Rigging consiste na configuração dos elementos que devem deformar a malha do modelo 3d para que o mesmo possa representar da melhor maneira possível as ações planejadas para a animação. E isso se aplica não só as animações, mas também aos projetos de jogos digitais. Todos os jogos 3d que envolvem algum tipo de personagem acabam precisando de trabalhos de Rigging e nos jogos mais detalhados em termos de personagens, o Rigging é extremamente sofisticado.

Caso você queira conhecer um pouco sobre o Rigging de um jogo recente, encontrei o reel de um dos artistas que trabalhou na produção do jogo Gears of War 3, que inclusive é um dos jogos que estou jogando atualmente, e no reel do artista chamado Jeremy Ernst é possível perceber que os detalhes e controles do Rig são impressionantes.

O software usado para apresentar o Rig é o Maya, mas as ferramentas de controle e configuração do personagem não são as existentes por padrão no Maya. Foi criado um script que ajuda nas tarefas de Rigging e muitas das facilidades que visualizamos no vídeo são oriundas exatamente dessa ferramenta personalizada.

Esse é um caminho natural para artistas que acabam se especializando em Rigging que é o de criar as suas próprias ferramentas, pois todos que já trabalharam com Rigging sabem que existem muitas tarefas repetitivas no processo.

O exemplo é bem interessante como demonstração de habilidade com o Rigging, e espero que sirva de inspiração para os artistas que estejam interessados em seguir o caminho da produção de material 3d para jogos. E como sempre gosto de procurar mais detalhes sobre esse tipo de projeto, existem dois documentos interessantes na página da Unreal Engine que mostram detalhes técnicos sobre o Rigging facial usado no Gears of War 3 e outro sobre a segunda versão do jogo, comentando sobre a iluminação e detalhes implementados nos cenários.

Esse tipo de jogo é excelente para os longos períodos de espera em que precisamos aguardar a renderização de um projeto terminar.

Dica: Se você quiser aprender um pouco sobre Rigging, estou oferecendo um curso online sobre Rigging de personagens com Blender. Para informações sobre como se inscrever, visite a página de detalhes do curso sobre Rigging de personagens.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *