A criação de cenas ou modelos que tentem representar superfícies de líquidos é uma tarefa bem desafiadora em qualquer tipo de plataforma, ou software 3d que temos a disposição no mercado. Alguns anos atrás o processo poderia representar a mudança em roteiros ou enredos de projetos, simplesmente para evitar a necessidade de modelar e configurar superfícies de líquidos. O problema não é a modelagem ou o ajuste de materiais, mas o render desse tipo de superfície e a pós-produção podem consumir boa parte do orçamento de animações, e para projetos pequenos isso é um grave problema.

Já temos a disposição vários tipos de ferramentas, plugins e scripts que ajudam a criar esse tipo de superfície, mas o render ainda pode ser bem demorado.

Script para criar ondas com o 3ds Max

Se você é usuário do 3ds Max e gostaria de testar um script bem interessante criado por um artista chamado Ruben Mayor, que ainda está em estágio alpha, mas pode ajudar pessoas que precisam modelar superfícies como mares com ondas no 3ds Max. O script é bem simples e depois de ser copiado na pasta de plugins do 3ds Max, podemos acionar a ferramenta que tem a seguinte interface:

script-3dsmax-ondas-01.jpg

As opções disponíveis para configurar as ondas são simples, mas podem gerar efeitos bem interessantes para gerar esse tipo de imagem:

script-3dsmax-ondas-02.jpg

O próprio script já disponibiliza uma série de materiais pré-definidos para gerar os efeitos de ondas em superfícies simulando líquidos. O autor ainda não disponibilizou nenhum tipo de manual ou guia sobre o funcionamento do script, mas com uma técnica simples de tentativa e erro, podemos identificar de maneira rápida o funcionamento de cada parâmetro.

Caso você decida usar essa ferramenta para algum projeto envolvendo animação ou mesmo um render simples, lembre que o gerador de ondas ainda está em estágio Alpha e pode apresentar diversos bugs. A idéia do autor é lançar o script como uma ferramenta comercial no futuro, o que deixa esse estágio de testes ainda mais interessante, pois o download da ferramenta pode ser realizado de maneira gratuita.

Para estudantes e pessoas interessadas em estudar o funcionamento de scripts no 3ds Max, é uma excelente oportunidade.