O início do ano é sempre marcado por vários lançamentos na área de software para computação gráfica, com pacotes da Adobe sendo lançados provavelmente em Abril e muito em breve já teremos os softwares da Autodesk sendo atualizados. Uma prévia das ferramentas do 3ds Max 2013 – ou qualquer que seja o nome adotado para a próxima versão pois o nome não é confirmado – acaba de ser publicado essa semana na web em formato de vídeo. No material que é chamado de “pequenas coisas” ou “pequenas mudanças”, encontramos vários pequenos ajustes feitos no 3ds Max com base no feedback de usuários e artistas do software, e alguns deles são realmente muito interessantes.

Pequenas mudanças no 3ds Max 2013

Os vídeo abaixo mostra os pequenos ajustes realizados na maneira de funcionamento do 3ds Max 2013.

Quais são essas mudanças? Se você não conseguiu identificar as modificações no vídeo, aqui está uma lista com algumas dessas correções:

  • Agora é possível usar gradientes como cor de fundo da viewport do 3ds Max 2013.
  • Nas opções em que importamos e exportamos modelos 3d, é possível consultar o histórico de operações desse tipo já realizadas anteriormente.
  • A janela de personalização de interface agora pode ser redimensionada.
  • Durante operações de modelagem como o corte de polígonos com a ferramenta Cut, podemos modificar a visualização do modelo 3d. Essa é para mim uma das melhores mudanças, pois permite editar o mesmo polígono de diferentes ângulos! Até mesmo no processo de criação de objetos, podemos fazer a operação e ao mesmo tempo orbitar a cena, ou usar o Pan.
  • Um duplo clique sobre qualquer aresta no 3ds Max aciona o modo de seleção de edge loops.
  • O modificador Skin recebeu diversos ajustes e pequenas melhorias, para ajudar na configuração e seleção de bones em personagens.

Essas foram apenas algumas das modificações realizadas no 3ds Max 2013, e que devem estar disponíveis assim que a Autodesk lançar a nova versão do seu software de modelagem 3d e animação. Repare que não existem novos recursos, mas sim adaptações e ajustes na maneira de trabalho do software.

Assim que essa lista com as novidades do 3ds Max 2013 estiver disponível, publico aqui no blog!