No início dessa semana comentei sobre a proximidade do lançamento do Blender 2.62, pois o mesmo já estava com versões Release Candidate disponíveis para download no site da Fundação Blender. Pois hoje a versão estável do Blender 2.62 acaba de ser lançada e você já pode correr para fazer o download. Em termos de novidades e novas ferramentas, o Blender 2.62 não conta com recursos de destaque como o Cycles lançado junto com a versão 2.61, mas ainda assim existem diversas ferramentas interessantes adicionadas a nova versão.

Entre essas novas ferramentas podemos destacar as opções melhoradas para mapeamento UV. O procedimento de mapeamento UV consiste na planificação de modelos 3d, para criação de mapas de texturas. O mapeamento UV é necessário para que possamos ter controle absoluto na posição das texturas em modelos 3d, mas é um pouco chato de configurar e manipular, e qualquer nova opção que facilite o processo de ajuste desse tipo de textura é muito bem-vinda!

Blender-262-Splash.jpg

Outros destaques do Blender 2.62 são o modificador Remesh que consegue criar modelos 3d no estilo “minecraft”, usando objetos com topologia relativamente complexa, e alterar a estrutura dos polígonos de várias formas. Outro modificador de destaque é o Boolean que foi totalmente reformulado e agora utiliza um novo algoritmo para fazer o relacionamento entre os modelos 3d. Será que poderemos utilizar o Boolean na modelagem sem medo de gerar faces triangulares? Infelizmente ainda não poderemos abandonar as técnicas tradicionais de modelagem e migrar totalmente para o Boolean. Mesmo com a melhoria no modificador, ainda teremos faces triangulares como resultado de algumas operações de modelagem.

As outras novidades envolvem melhorias e correções de bugs do Blender 2.61. A lista completa com o release logo do Blender 2.62, pode ser conferida nesse endereço.

Esse é mais um passo na direção do que deve culminar com um grande lançamento do Blender, relacionado com o projeto Mango e as suas ferramentas voltadas para trabalhar com efeitos especiais e vídeo. Além das ferramentas do projeto Mango, devemos ter o aguardado lançamento do B-Mesh na próxima atualização do Blender que será o 2.63!

Acompanhe o blog para aprender mais sobre algumas dessas novas ferramentas em tutoriais baseados em vídeo, que devo gravar nos próximos dias para mostrar opções como o Remesh, novo Boolean e muito mais!