A produção de qualquer projeto que envolva imagens e sons demanda grande quantidade de trabalho e pesquisa, para que tudo acabe resultando ou refletindo as idéias dos idealizadores daquele projeto em especial. E uma parte extremamente importante desse processo é a escolha de sons e trilha sonora para uso no projeto. A escolha equivocada de sons e músicas para projetos pode ser catastrófica em algumas situações se não for feita com muito critério e se encaixar no contexto do projeto, seja ele na área de animação ou mesmo interfaces para web.

Mas, apesar da escolha da música ser importante, os produtores desse tipo de material devem estar atentos a pequenos detalhes no processo como a licença de uso da música ou sons, para não enfrentar problemas futuros. Até mesmo o processo de publicação do material em web sites como o Youtube pode ser prejudicado, pois o site já conta com sistema de verificação de sons que identificam material protegido por direitos autorais e notificam o autor do vídeo.

download-musicas-gratuitas.jpg

Como resolver isso? A melhor maneira é reunir uma boa biblioteca de sons e músicas livres de direitos autorais, ou que sejam distribuídas usando licenças mais flexíveis como a Creative Commons.

Download gratuitos de músicas para projetos multimídia

E caso você esteja interessado em fazer o download gratuito de diversas músicas ou efeitos sonoros, que podem ser usados sem grandes restrições em projetos audiovisuais, recomendo uma visita ao web site MusicScreen que está disponibilizando diversos arquivos para download. Ao acessar o link você poderá fazer a seleção do estilo musical no player que está na parte inferior da página, e depois poderá selecionar as faixas individuais que são do seu interesse.

Existem opções para download nos mais variados estilos que englobam desde a música clássica até percussão e instrumentos isolados como solos de piano.

Para usar o material em projetos, você deve ficar atento as recomendações de uso do autor do site, que exige a citação da fonte dos sons e também que você siga algumas regras descritas no site.

Para uso em projetos a equipe de criação não precisa pagar absolutamente nada para o autor das músicas, mas caso o vídeo ou produto seja exibido em TV ou Cinema, é necessário enviar um formulário com informações relacionadas as datas de exibição. Mas, esse valor é pago pela emissora ou responsável pela transmissão e não pelos produtores.