A visualização par arquitetura é uma das áreas que mais demandam profissionais de animação e modelagem, pois o mercado é bem definido e existe demanda para a criação de modelos 3d para representar projetos arquitetônicos. E para conseguir entrar nesse mercado você precisa ter conhecimentos específicos sobre as particularidades dessa área, como o uso constante de escalas humanas em imagens e animações. Isso é bem característico dos projetos em arquitetura, pois dependendo das formas e tamanhos dos objetos, fica complicado de perceber o real tamanho das coisas nas imagens em movimento.

E como a idéia principal por trás da visualização é ajudar os potenciais compradores dos projetos a entender o que será construído, a percepção da escala se faz fundamental nesse tipo de projeto.

Como adicionar essas escalas humanas?

Existem vários truques e técnicas para adicionar escalas humanas em projetos de visualização, que envolvem desde o uso de modelos 3d reais que projetam sombras e tem sombreamento realista. Mas, por outro lado acabam aumentando de maneira desnecessária a contagem de polígonos das cenas.

A técnica mais recomendada é a aplicação de texturas especialmente preparadas para representar figuras humanas no projeto, que não adicionam peso significativo a cena e não modificam o tempo de render.

Essas imagens são chamadas de Cutout people, pois na maioria das vezes as texturas já apresentam o plano de fundo com canal alpha para facilitar a aplicação da mesma em planos dentro de projetos. Para profissionais e artistas que trabalham com visualização em arquitetura, é interessante ter uma boa biblioteca de imagens como essas para usar nas mais variadas situações, e eventualmente alguma empresa especializada na produção desse tipo de imagem acaba liberando um pacote de pessoas de maneira gratuita para download.

E foi exatamente isso que a xoio acabou de fazer, liberando um pacote de pessoas prontas para uso em projetos de arquitetura ou visualização para download.

download-texturas-pessoas.jpg

O processo de configuração das texturas para que as mesmas mostrem as imagens varia entre softwares, mas todos eles podem receber o recurso. Então, se você é usuário do Blender, 3ds Max, Maya ou outros softwares é interessante aproveitar esse download! Eu já fiz a minha cópia do material!