Na animação 3D existem diversas áreas nas quais um artista pode se especializar como é o caso da modelagem 3D, texturização ou Rigging. E do ponto de vista da produção de animações, a parte relacionada com o Rigging é uma das mais desafiadoras, e isso acaba sendo refletido na quantidade de pessoas que se habilitam a criar rigs de personagens. E mesmo os artistas que já possuem algum conhecimento na área, acabam se especializando em personagens bípedes. Quando o projeto exige o uso de outros tipos de personagens, a coisa acaba se complicando bastante e a solução do Rig geralmente demora para aparecer.

Se você já conhece um pouco sobre Rigging e gostaria de tentar algo diferente de personagens bípedes, o tutorial abaixo pode ajudar de maneira significativa! No vídeo abaixo você aprende a criar um Rig para veículos baseados em física no Blender. O início do vídeo mostra o resultado do Rig sendo usado em animações, e o resultado é muito bom.

Rig gratuito de veículo baseado em física no Blender

E caso você não queira ter o trabalho de configurar todos os elementos relacionados ao Rig, o autor do material ainda disponibilizou de maneira gratuita o arquivo do Blender para download. Portanto, podemos fazer o download do Rig para usar em projetos de animação necessitando de veículos. Como o modelo 3D do carro usado nesse Rig é simples, podemos facilmente substituir o objeto usado por modelos 3D de design mais complexo e que representem melhor veículos reais.

O desafio para criar esse tipo de Rig é encontrar a combinação correta de constraints e bones, que consigam reproduzir os efeitos desejados para a animação, principalmente o movimento realizado pelos amortecedores do veículo em curvas e reduções de velocidade.

Esse Rig é bem interessante e já estou pensando em substituir o material que tenho aqui sobre animação de veículos que uso nas minhas aulas sobre Rigging.

Quer aprender a trabalhar com Rigging no Blender?

Recomendo uma visita a página do curso sobre Rigging de Personagens com Blender, que apesar de abordar basicamente personagens bípedes, é uma excelente fonte de informações para artistas que gostariam de desenvolver personagens para animação usando o Blender.