Os cursos do EAD – Allan Brito receberam novas aulas essa semana, seguindo o calendário de atualizações do site. Entre as novidades dessa semana três cursos receberam novas aulas e entre eles estão o curso de modelagem para arquitetura com SketchUp 8, curso de animação baseada em física com Blender e curso de Photoshop CS5 Extended Básico. O curso sobre Photoshop está para receber a sua última aula nesse final de semana, quando será publicada a aula 05 que aborda a compressão de arquivos de imagem em vários formatos como JPG, PNG e GIF. A aula mostra os procedimentos para equalizar a redução de tamanho das imagens, sempre tentando balancear sua qualidade.

O curso de Photoshop CS5 Extended Básico é gratuito e pode ser realizado por qualquer pessoa inscrita no EAD – Allan Brito, sendo totalmente online.

Curso de modelagem para arquitetura com SketchUp 8

Já os participantes do curso de modelagem par arquitetura com SketchUp 8 têm a disposição a aula 04, que aborda a modelagem de telhados e coberturas com o SketchUp. Nessa são apresentadas algumas técnicas para criar telhados tanto de maneira manual como formas automatizadas para criar múltiplas águas de telhado.

A imagem abaixo mostra um dos exercícios realizados no curso para modelar telhados. Esse telhado no caso foi criado de maneira automatizada usando as ferramentas do SketchUp.

curso-SketchUp-8-telhado.png

Curso de animação baseada em física com Blender

Essa semana outro curso que recebeu atualizações foi o de animação baseada em física com Blender. Na aula 03 do curso que foi parcialmente publicada, estou abordando o funcionamento das partículas do Blender. Nessa primeira parte sao apresentadas as ferramentas de animação usadas para criar movimento usando partículas, e na sequencia da aula são mostrados outros modos de animação com partículas. Um dos exemplos que é abordado nessa aula 03 é a simulação de fluidos com partículas, exemplificado pelo vídeo abaixo:

Próximas atualizações

E seguindo a ordem de atualizações teremos o curso de modelagem para arquitetura com Blender, que receberá a sua última aula, mostrando o processo completo de modelagem de uma edificação no Blender. E depois disso o curso sobre Rigging de personagens terá a segunda parte da aula 04 publicada, em que mostro a configuração de um Rig para mãos e dedos.