As tecnologias para quem trabalha com desenho técnico estão evoluindo muito bem com o tempo, e hoje temos a disposição excelentes ferramentas usando BIM para facilitar a criação de modelos 3d e projetos para arquitetura, usando informações sobre os elementos para gerar o projeto. Apesar desses avanços em termos de tecnologia, ainda existe espaço para métodos de trabalho baseados em desenho em CAD mesmo, usando sistemas de modelagem 3d como apoio apenas para ilustrar os aspectos técnicos e morfológicos dos temas dos projetos.

Em termos de desenho técnico usando CAD, um nome que é forte no mercado é o do AutoCAD. E seguindo a sua tradição de lançar atualizações de maneira constante no mercado, a Autodesk já disponibilizou o AutoCAD 2013 para seus clientes no Japão, e deve expandir a oferta para outros países para breve.

Quais as novidades do AutoCAD 2013?

Entre as novas ferramentas do AutoCAD 2013, podemos destacar algumas bem inusitadas. Existe a integração com redes sociais nesse AutoCAD, permitindo que os usuários publiquem imagens dos seus projetos criados no AutoCAD 2013 em redes sociais com o Facebook e Twitter.

A lista completa de novos recursos do AutoCAD 2013, pode ser conferida nesse endereço que teve acesso antecipado ao software.

AutoCAD-2013.jpg

Outro recurso em destaque é a integração com o Autodesk Cloud, permitindo que os usuários armazenem seus projetos remotamente nos servidores da própria Autodesk, com opções também para compartilhamento.

Uma série de recursos também permitem criar pequenas vistas dos elementos do projeto como cortes e detalhes (Cross section and details view) que ajudam bastante, principalmente quando partes do projeto necessitam de ilustrações extras.

Download do AutoCAD 2013

Como mencionei no início do artigo, o AutoCAD 2013 foi lançado inicialmente pela Autodesk do Japão e deve expandir a sua disponibilidade para outras partes do mundo em breve. Assim que o mesmo estiver na página da Autodesk, aviso aqui no blog sobre a possibilidade de fazer o download do software. E para os que utilizam a plataforma educacional da Autodesk, podem ser necessários mais alguns dias até que estudantes e professores possam fazer o download gratuito do AutoCAD 2013.

Essa versão inicialmente será apenas para o Windows. Precisamos aguardar pela atualização própria para o AutoCAD em Macs.

Atualização: Nesse endereço você encontra mais novidades sobre o AutoCAD 2013.