A criação de cenas 3d detalhas e com bom nível de realismo é uma necessidade para qualquer pessoa interessada em trabalhar com visualização em arquitetura, pois o mercado exige qualidade nas imagens para ajudar a potencializar as vendas dos projetos e empreendimentos imobiliários. E nesse sentido a pressão pela produção de material com bom nível de realismo acaba recaindo sobre o artista 3d que necessita de recursos na área de software para montar boas cenas. Entre esses recursos está a sua biblioteca de modelos 3d que deve ser compatível em termos de realismo, para ajudar na representação desses projetos.

Download gratuito de luminárias para arquitetura

Se você é usuário do 3ds Max e usa o VRay para renderizar os seus projetos, recomendo uma visita ao VRay Guide para fazer o download totalmente gratuito de várias luminárias com excelente nível de detalhe, para usar em projetos de arquitetura. Os modelos 3d varia de luminárias com temáticas mais clássicas como a que está ilustrando esse artigo, até alguns modelos mais modernos e contemporâneos. O download dos arquivos pode ser feito de maneira direta e sem nenhum tipo de restrição assim que o endereço citado é acessado.

download-luminaria-arquitetura.jpg

A notícia ruim nesse tipo de download é que os arquivos estão salvos no formado to 3ds Max 2012, e só podem ser abertos nessa versão do software. Seria interessante disponibilizar o material em formatos mais universais como o OBJ, mas ele perderia os ajustes de materiais do VRay. Como a licença de uso dos arquivos libera inclusive o uso comercial dos arquivos, acredito que não existe problema em converter os modelos 3d para formatos como o OBJ e usar os mesmos dentro do Blender, Cinema 4D e outros.

Se você está começando a trabalhar com visualização para arquitetura, é muito importante ter esse tipo de recurso sempre a disposição para criar projetos de maneira mais rápida, pois apesar de parecer simples e até mesmo algo “acessório” na sua visualização, os detalhes é que fazem a diferença em cenas mais complexas e permitem gerar imagens com qualidade fotográfica.

Portanto, o download das luminárias é mais do que recomendado!