A modelagem 3d no SketchUp pode parecer simplória demais se compararmos com ferramentas que permitem trabalhar com modelagem mais orgânica, ou mesmo com opções extras para elaborar superfícies complexas e cheias de detalhes. Mas, as ferramentas de modelagem do SketchUp são projetadas para ajudar exatamente o público interessado em criar modelos 3d mais geométricos, e também aos usuários do Google Earth. O poder e utilidade do SketchUp ainda pode ser pontencializado de maneira significativa se usarmos alguns plugins que adicionam opções muito interessantes ao software.

Um desses plugins é o Generate Ceiling Grid que foi criado com o objetivo de criar placas de pvc ou outro material, representando um forro para uso em projetos de arquitetura. O funcionamento do script é bem simples, e requer apenas que seja feita a seleção do plano representando e depois de acionarmos a ferramenta, o SketchUp cria a divisão em blocos que variam de 4×4 ou 2×2. O mais interessante é que o Generate Ceiling Grid para SketchUp 8 é totalmente gratuito e pode ser copiado nesse endereço.

Para fazer o download do plugin você deve ser cadastrado no Sketchucation, pois só assim os links para downloads de plugins e arquivos em geral ficam visíveis para os visitantes do site.

O vídeo abaixo demonstra o uso do Generate Ceiling Grid no SketchUp para gerar os painéis representando um forro.

E não são apenas as divisões que são criadas pela ferramenta, pois os painéis são organizados usando montantes semelhantes aos usados em estruturas reais de forros em projetos de arquitetura.

Agora, se você pensou que esse plugin é limitado apenas a modelagem de elementos como forros está enganado. A criação desse tipo de placa pode ajudar muito na modelagem de alguns tipos de móveis, principalmente os que possuem configuração de painéis semelhantes aos exibidos no vídeo. Basta imagina estantes e até mesmo armários com grande quantidade de portas, e já temos uma aplicação direta dessa ferramenta na criação de móveis com o SketchUp.

Essa é uma amostra do que podemos fazer com o SketchUp em arquitetura, se foram instalados e selecionados os plugins corretos para ajudar na criação de elementos mais complexos.

Se você ainda não conhece o Generate Ceiling Grid, recomendo o download!