Novos recursos na viewport Nitrous do 3ds Max

Com o lançamento do 3ds Max 2012 a Autodesk apresentou uma tecnologia que proporciona a visualização de efeitos e iluminação de maneira realista na viewport do software, e essa tecnologia foi chamada de Nitrous. Já faz quase um ano que a Autodesk lançou o 3ds Max 2012 e a próxima atualização do 3ds Max vai trazer melhorias na tecnologia usada para apresentar sombras, luzes e texturas na viewport usado o Nitrous.

Como forma de demonstrar o que podemos esperar nas próximas atualizações a Autodesk está publicando diversos vídeos com prévias das ferramentas que podem ser disponibilizadas com o 3ds Max 2013.

Um desses vídeos aborda exatamente a viewport Nitrous e as suas opções avançadas de visualização em tempo real.

Para quem não conhece a viewport Nitrous o vídeo é uma excelente demonstração do poder dessa tecnologia, como forma de acelerar a visualização de determinadas partes de um projeto. Podemos até em algumas situações utilizar a próxima visualização na viewport como render, pois ela é suficiente para simular alguns comportamentos mais simples da luz.

O destaque desse vídeo é a apresentação de um novo modo de visualização na viewport chamado de Realistic.

Podemos perceber pelo vídeo que mesmo utilizando a representação de personagens em movimento, usando deformações de malhas 3d a qualidade da visualização em tempo real é impressionante. As sombras não ficam serrilhadas e existem diversas opções avançadas de visualização e controle das sombras, para usar suavização e até mesmo níveis diferentes de bordas para controlar a maneira com que as sombras são apresentadas.

Toda essa tecnologia e sofisticação na visualização de cenas 3d é interessante, mas só pode ser aproveitada por pessoas com um equipamento preparado para aplicações gráficas pesadas baseadas em GPU. Por isso, aos que quiserem se aventurar no 3ds Max para usar a viewport Nitrous, recomendo investir em placas de vídeo poderosas com múltiplos núcleos.

A linha de produtos 2013 da Autodesk deve ser lançada em meados em Abril, seguindo um calendário quase em sincronia com a Adobe que também deve atualizar a sua linha de produtos da família Creative Suite para a versão 6. Pelo menos nos últimos anos, o mês de Abril é o período escolhido para lançar esses produtos. Assim que mais detalhes sobre o 3ds Max 2013 foram divulgados, publico aqui no blog.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *