A modelagem poligonal é a base para a maioria das criações envolvendo 3d seja para produção de imagens estáticas ou mesmo animações. Os casos em que a modelagem poligonal não é usada em larga escala envolve o uso de técnicas de modelagem baseadas em escultura, curvas ou superfícies complexas como o NURBS. Mas, para a maioria dos projetos a modelagem poligonal ainda é a escolha preferida dos artistas iniciantes e mais experiêntes. O meu primeiro contato com modelagem 3d foi com a criação de modelos 3d baseados em Splines no AutoCAD. Depois que aprendi a trabalhar com modelagem poligonal, dificilmente retorno para o AutoCAD ou outras ferramentas que não ofereçam a flexibilidade e poder de criação da modelagem poligonal.

Se você for usuário do 3ds Max e quiser ter uma idéia de como criar modelos 3d poligonais, o tutorial abaixo é um excelente exemplo de como é simples trabalhar com modelagem poligonal. O vídeo demonstra como podemos trabalhar com a criação de uma espada em Low Poly que pode ser usada para jogos ou mesmo animações.

A modelagem poligonal nesse tipo de tutorial fica muito simples de aprender, pois é fácil perceber que a base do seu funcionamento está na configuração de ajustes polígonos. As operações básicas da modelagem poligonal ficam evidentes no tutorial. Podemos listar essas operações em:

  • Transformações de translação, rotação e escala
  • Criação de polígonos
  • Ferramenta de corte
  • Subdivisão de polígonos

Uma das vantagens em aprender o processo de criação usando modelagem poligonal, é que para a grande maioria dos softwares as operações são exatamente as mesmas. Portanto, se você quiser trabalhar com modelagem poligonal no 3ds Max, pode replicar a sua técnica de criação no Blender, Maya, Cinema 4D ou qualquer outro software que trabalhe com esse tipo de modelagem. E nessa categoria se encontram a grande maioria das suítes 3d.

Uma boa maneira de melhorar as suas habilidades na modelagem poligonal é com a prática. Esse exercício de modelagem apresentado no 3ds Max para a criação de uma espada é bom para iniciantes, mas depois de dominar as técnicas de modelagem, você vai querer partir para outros tipos de criação mais elaboradas.