Download gratuito de vídeos em Full HD com céus para composição

A renderização de cenas externas para projetos de visualização envolve não só a criação dos modelos 3d que fazem parto ambiente, mas também a contextualização de todo o cenário que será enquadrado pela câmera. E nesse ponto é importante ter boas técnicas e recursos para representar planos de fundo, principalmente para representar um céu azul com nuvens que pode fazer a diferença no que diz respeito ao realismo do ambiente. As técnicas e ferramentas disponíveis para adicionar uma imagem de céu como plano de fundo em imagens 3d são as mais diversas. A mais comum é adicionar esse tipo de elemento na pós-produção usando o Photoshop ou software semelhante.

Depois temos a adição da imagem como plano de fundo da viewport do software ou então adicionando a foto do céu como textura de um plano, e posicionando esse plano de maneira estratégica no fundo da cena.

E quando for uma animação? Nesse tipo de situação as técnicas são diferentes e precisam resolver o problema do movimento da câmera. O método mais comum é a criação de um domo, em que a textura com a imagem do céu é aplicada na parte interna do domo, permitindo que a câmera se desloque pelo espaço e a imagem de fundo acompanha o movimento.

Se você quiser adicionar mais um recurso a essa gama de opções, existem também os vídeos com movimento de nuvens que pode ser usado para criar animações que não tenham movimento de câmera em ferramentas como o After Effects. Para criar esse tipo de animação é preciso ter algum vídeo desse céu.

E para ajudar as pessoas que precisam criar a ambientação desse tipo de animação, o fotógrafo Marc Lorenz disponibilizou para download gratuito nada mais do que doze vídeos no formato timelapse de céus em FullHD (1920 x 1080 pixels).

Esse é um dos conjuntos de vídeos que está disponível para download:

Para fazer o download dos vídeos você precisa visitar os links disponíveis no blog do fotógrafo e entrar em cada vídeo no Vimeo, para visualizar o link para download. No Vimeo apenas os usuários registrados podem fazer o download dos vídeos.

Esse é o tipo de recurso que não aparece todos os dias e pode ajudar de maneira significativa as pessoas que precisam contextualizar cenas ou animações, e precisam de material que possa ser usado até comercialmente. Esses vídeos estão disponíveis em uma licença creative commons.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *