Os cursos do EAD – Allan Brito receberam duas atualizações importantes hoje durante o dia. O primeiro curso que recebeu novos vídeos foi o de animação baseada em física com Blender, que tinha vídeos pendentes na aula 03. Essa aula aborda a animação com partículas no Blender, e como podemos usar essas partículas para criar movimento e dinâmica realista em objetos. Os últimos vídeos da aula três mostram como usar o sistema de simulação de partículas para criar animações que se comportam como fluidos. Na verdade são as partículas que se comportam como fluidos, e nos vídeos dessa aula você aprende a trabalhar com esse tipo de animação.

O exercício final da aula 03 pode ser visualizado no vídeo abaixo, em que é criado um sistema em que as partículas caem sobre uma rampa que direciona o fluxo o recipiente maior posicionado no final da estrutura.

Os dois sistemas são configurados de maneira a agir de modo independente. E para encerrar a aula, os participantes do curso aprendem a trabalhar com as partículas do Blender no modo Keyed, em que podemos controlar a trajetória das partículas.

O outro curso que recebeu atualização foi o sobre Blender Cycles: Renderização Avançada. Esse curso já está na sua segunda versão e todos os vídeos estão sendo produzidos novamente, inclusive com temáticas diferentes. A segunda aula do novo curso aborda a criação da cena abaixo:

aula02Cycles-500.jpg

Essa cena simula um ambiente de estúdio com uma forte fonte de luz lateral. E junto com a iluminação da cena, são configurados os materiais para os objetos que fazem parte da imagem como a cerâmica que está aplicada em cada vaso. Toda a cena é modelada desde o princípio e configurada no Cycles.

No final você já aprende a trabalhar com o render do Cycles para gerar uma imagem com 1000 samples, para conseguir imagens com menos granulação.

Só para lembrar, essa é só a segunda aula, ainda teremos muitos exemplos e exercícios interessantes sobre render com o Cycles nas outras aulas.

Ficou interessado? Para se inscrever nos cursos você pode usar os botões de inscrição disponíveis nas páginas de detalhes dos cursos:

Amanhã seguem as atualizações nos cursos com novas aulas para os cursos de modelagem para arquitetura com SketchUp, Materiais e texturas com Blender e possivelmente um novo curso!