O curso sobre Rigging de personagens com Blender recebeu uma atualização ontem com a publicação da sua aula 06. Essa aula aborda o uso do Addon chamado de Rigify dentro do contexto de criação de personagens virtuais. Mas, o que é o Rigify e como ele pode ajudar um artista interessado em trabalhar com Rigging de personagens? O Addon foi criado na época em que o projeto Durian estava sendo produzido, e tinha como objetivo oferecer uma maneira rápida para que os artistas da equipe pudessem criar rigs de personagens.

O resultado é uma ferramenta que pode ajudar de maneira significativa as pessoas que procuram uma solução rápida para Rigging no Blender. E termos de versatilidade, a vantagem do Rigify é que ele foi projetado para se adaptar a escala e proporções do seu personagem.

Na sexta aula do curso sobre Rigging de personagens, você aprende a trabalhar com o Addon fazendo ajustes nos controles do Rigify e aplicando o mesmo em um personagem humanóide.

curso-rigging-personagens-rigify-450.jpg

Um dos destaques do Rigify, é que ele já cria diversos controles para os personagens em animação. Esses controles já fazem uso de custom shapes no Blender e ajudam de maneira significativa a identificar quais são as funções de cada um dos bones na estrutura. Por exemplo, os bones que controlam os pés, tem o formato aproximado de pés, para ajudar na sua identificação.

E o conjunto de controles se estende desde os dedos das mãos, até a parte do pé já com elementos para trabalhar com o pé reverso, que foi totalmente abordado na aula 03.

Apesar de ter publicado a aula 06 do curso de Rigging, ainda devo adicionar mais alguns vídeos na aula 05 sobre controladores para complementar o conteúdo. Os vídeos devem trabalhar com Rig facial usando Shape Keys e outros controladores como os usados para rigs de olhos.

A minha prioridade até o final do mês é finalizar a publicação de todas as aulas pendentes para os cursos de Blender e SketchUp. Você deve ter percebido que tirando a segunda versão do curso sobre Cycles, nenhum outro curso foi lançado agora em Abril, pois estou me focando exatamente em finalizar todos os que estão no site.