Curso sobre Rigging de personagens: Aula 06 sobre Rigify

O curso sobre Rigging de personagens com Blender recebeu uma atualização ontem com a publicação da sua aula 06. Essa aula aborda o uso do Addon chamado de Rigify dentro do contexto de criação de personagens virtuais. Mas, o que é o Rigify e como ele pode ajudar um artista interessado em trabalhar com Rigging de personagens? O Addon foi criado na época em que o projeto Durian estava sendo produzido, e tinha como objetivo oferecer uma maneira rápida para que os artistas da equipe pudessem criar rigs de personagens.

O resultado é uma ferramenta que pode ajudar de maneira significativa as pessoas que procuram uma solução rápida para Rigging no Blender. E termos de versatilidade, a vantagem do Rigify é que ele foi projetado para se adaptar a escala e proporções do seu personagem.

Na sexta aula do curso sobre Rigging de personagens, você aprende a trabalhar com o Addon fazendo ajustes nos controles do Rigify e aplicando o mesmo em um personagem humanóide.

curso-rigging-personagens-rigify-450.jpg

Um dos destaques do Rigify, é que ele já cria diversos controles para os personagens em animação. Esses controles já fazem uso de custom shapes no Blender e ajudam de maneira significativa a identificar quais são as funções de cada um dos bones na estrutura. Por exemplo, os bones que controlam os pés, tem o formato aproximado de pés, para ajudar na sua identificação.

E o conjunto de controles se estende desde os dedos das mãos, até a parte do pé já com elementos para trabalhar com o pé reverso, que foi totalmente abordado na aula 03.

Apesar de ter publicado a aula 06 do curso de Rigging, ainda devo adicionar mais alguns vídeos na aula 05 sobre controladores para complementar o conteúdo. Os vídeos devem trabalhar com Rig facial usando Shape Keys e outros controladores como os usados para rigs de olhos.

A minha prioridade até o final do mês é finalizar a publicação de todas as aulas pendentes para os cursos de Blender e SketchUp. Você deve ter percebido que tirando a segunda versão do curso sobre Cycles, nenhum outro curso foi lançado agora em Abril, pois estou me focando exatamente em finalizar todos os que estão no site.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *