Tutorial Blender: Como usar os novos recursos de modelagem

O Blender 2.63 trouxe várias novidades para os usuários do software que trabalham com modelagem 3d, e essas novidades se resumem basicamente em uma palavra: BMesh. O até então “lendário” novo sistema de modelagem do Blender finalmente ganhou uma versão estável e pode ser utilizado em ambientes de produção. Esse sistema estava sendo desenvolvido já faz mais de dois anos, e até então os planos eram de adicionar o sistema ao Blender 2.5, mas isso acabou não acontecendo.
O que mudou com o BMesh? As mudanças proporcionadas pelo novo sistema de modelagem foram significativas e permitem que o Blender utilize na representação de polígonos as chamadas N-Gons. Agora você não vai mais precisar ter preocupações em excesso para evitar a criação de triângulos, pois será possível usar faces com mais de quatro lados de maneira nativa.

Mas, como funciona exatamente esse BMesh? Para ajudar as pessoas que já estão com o Blender 2.63 e não encontraram essas novidades relacionadas ao BMesh, resolvi gravar um tutorial em vídeo demonstrando as novas ferramentas de modelagem do Blender:

Como você pode perceber no vídeo, podemos listar as ferramentas de modelagem do Blender 2.63 da seguinte forma:

  • Ferramenta faca: Acionada pela tecla K, permite segmentar polígonos de várias formas e já com diversas opções avançadas para realizar cortes em polígonos!
  • Opção Dissolve: Com o dissolve é possível unificar diversas faces em uma única entidade. Para acessar o dissove, usamos a tecla X no modo de edição.
  • Inset Faces: A opção que só estava disponível mediante addons agora está incorporada ao Blender, e funciona muito bem para a modelagem. Está no menu specials que é acionado com a tecla W.
  • Bridge Faces: Essa é outra opção que só podia ser usada com o Addon Loop Tools e agora está incorporada ao Blender. Com o Bridge podemos conectar faces paralelas de maneira rápida. Está no menu specials que é acionado com a tecla W.
  • Verter Slide: Podemos mover um vértice sobre qualquer aresta conectada a esse vértice. Basta manter a vítima o vértice selecionado e pressionar a tecla SHIFT+V e escolher a arestas que deve ser usada para o deslocamento.
  • Bevel: O Bevel está novamente no menu specials, mas sem a opção de arrendondar as arestas.

Essas foram as novidades que são descritas no vídeo! Se você gostou do vídeo, lembre de fazer a sua avaliação no Youtube! Isso ajuda na divulgação do tutorial.

Curso de modelagem poligonal

Se você quiser aprender a trabalhar com modelagem poligonal com Blender, recomendo uma visita ao curso de modelagem poligonal com Blender. O curso mostra como trabalhar com modelagem no Blender utilizando as principais ferramentas de modelagem. Quem realizar a inscrição agora, terá vaga garantida no futuro curso de modelagem poligonal com Blender 2.6! Que já aborda o uso das novas ferramentas de modelagem. Esse curso será lançado na próxima semana.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Tutorial Blender: Como usar os novos recursos de modelagem”

  1. cara parabens video fico muito bom

    estou estudando na area de desenvolvimento de games
    e um video desse ajuda muito…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *