A modelagem 3d é apenas o início do processo de criação de qualquer tipo de objeto ou criatura que participa de uma representação virtual. Por exemplo, podemos trabalhar na elaboração de personagens virtuais, veículos ou mesmo objetos inanimados que participam de cenários e todos esses elementos precisam receber materiais e texturas para conseguir representar de maneira correta, o contexto para o qual os mesmos foram projetados. E dependendo da morfologia do objeto, o processo de configuração e ajustes dessa textura pode ser simples ou complexa. Para alguns tipos de objetos é inevitável trabalhar com os chamados mapas UV.

Esse tipo de mapeamento permite ao artista 3d ter controle completo sobre o posicionamento das texturas sobre qualquer objeto em 3d. A lógica de funcionamento desse tipo de mapeamento é muito semelhante em todos os softwares 3d. O primeiro passo é a planificação do modelo 3d para gerar o chamado mapa UV. Depois que o objeto estiver planificado, precisamos exportar esse mapa planificado como um mapa de imagem ou vetor, que pode ser pintado da maneira como quisermos no Photoshop ou softwares semelhantes de pintura.

Quando o mapa está pintado, podemos aplicar novamente essa textura no objeto 3d para visualizar o resultado. Dentro desse processo todo, a pior parte é a planificação do modelo 3d que demanda um pouco de trabalho e paciência por parte do artista, até que seja encontrado o melhor resultado na planificação do modelo 3d.

Usando o modificador UVW Map no 3ds Max

Se você for usuário do 3ds Max e quiser conferir como esse tipo de configuração é realizada, o vídeo abaixo mostra bem como os ajustes de mapeamento UV para aplicação de texturas funciona no software.

A base para o funcionamento desse tipo de recurso no 3ds Max é o modificador UVW Map, que permite aplicar mapeamentos genéricos aos modelos 3d e também controlar a planificação de modelos 3d dos mais diversos. A janela em que a “mágica” acontece no 3ds Max se chama Edit UVWs, e nela é que devemos aplicar os ajustes na malha planificada, até que a organização do modelo 3d esteja de acordo com o desejado pelo artista 3d.

E dependendo da morfologia do objeto e da textura desejada, pode ser preciso configurar os planos do objeto de maneira a facilitar a posterior pintura das imagens sobre o mapa planificado.