O Blender é uma ferramenta que oferece diversas soluções para artistas 3d interessados em produzir material para as mais variadas áreas. Entre as opções disponíveis no Blender que outras ferramentas 3d não dispõe podemos listar o editor de vídeo, opções de tracking para vídeo e a sua game engine integrada. Entre os recursos que os artistas mais demonstram interesse em aprender no Blender, a criação de jogos está no topo das prioridades para a maioria das pessoas. E foi pensando nesse tipo de demanda que resolvi iniciar mais um curso no EAD – Allan Brito, voltado exatamente para essa área. O curso sobre produção de jogos com Blender já está com as suas inscrições abertas, e duas aulas publicadas no ambiente virtual.

O curso segue o mesmo modelo dos outros cursos já disponíveis no EAD – Allan Brito, em que todo o material é publicado ao longo das próximas semanas e sempre baseado nas aulas em vídeo.

Para ter uma idéia do que você encontra no curso, o vídeo abaixo mostra um trecho da primeira aula.

O foco no curso é na produção de jogos usando os recursos próprios do Blender que são formados pelos blocos de lógica. Portanto, o único pré-requisito para quem gostaria de participar é ter conhecimento básico sobre o Blender. Caso você ainda não saiba trabalhar com o Blender, existe um curso básico gratuito que usa a mesma metodologia e que está disponível no EAD – Allan Brito.

As aulas do curso sobre produção de jogos estão organizadas da seguinte forma:

  • Aula 01 – A Game Engine do Blender: Apresenta as ferramentas gerais na Game Engine do Blender, e os painéis que sofrem modificações com o render do tipo “Blender Game”.
  • Aula 02 – Blocos de lógica: Aqui são apresentados os blocos de lógica e o conceito de sensores, controladores e atuadores.
  • Aula 03 – Sensores: Aborda o funcionamento dos diversos sensores existentes no Blender.
  • Aula 04 – Controladores: Os controladores tomam as decisões com base nas informações enviadas pelos sensores, e nessa aula você aprende como direcionar essas decisões.
  • Aula 05 – Atuadores: Uma das maiores aulas do curso, pois aborda os blocos que executam tarefas no jogo.
  • Aula 06 – Materiais e texturas: Como podemos deixar a aparência do jogo melhor usando iluminação, texturas e materiais? É isso que você aprende na aula 06!
  • Aula 07 – Projeto: Criando um jogo no Blender: Para encerrar o curso, será realizado o projeto de um jogo completo usando apenas o Blender e os seus blocos de lógica.

Se você ficou interessado e quer fazer a sua inscrição, basta visitar a página de detalhes do curso para se inscrever. E as pessoas que já estão inscritas nos outros cursos de Blender que demandam inscrição, podem participar desse curso usando os botões de inscrição internos, que garantem um desconto no valor cheio do curso.