Clicky

Processo de modelagem de personagens: Hatsune Miku

O processo de criação de personagens virtuais que são gerados com base em conceitos derivados de figuras já existentes é relativamente simples de gerenciar, pois o artista acaba conseguindo manipular o processo de acordo com a evolução do design desse personagem. Como o design e morfologia do personagem usa uma referência, mas não necessariamente a cópia exata da estrutura, a coisa fica mais livre. E se o artista precisar reproduzir de maneira exata um personagem já existente? Nesse tipo de situação é necessário trabalhar de maneira mais rígida no processo de criação, pois um passo errado no estágio de planejamento, pode acarretar em problemas no fechamento da morfologia geral do personagem.

Caso você nunca tenha acompanhado esse tipo de projeto, ou está estudando o processo de modelagem de personagens virtuais, encontrei um pequeno “making of” divulgado na comunidade Polycount em que um artista chamado Hazardous mostra como é o seu processo de criação de personagens. O personagem escolhido para a modelagem é chamada de Hatsune Miku, sendo a personagem a acntora virtual de um sintetizador de voz chamado Vocaloid.

A modelagem ainda está acontecendo e o produto final não foi divulgado ainda, mas já podemos tirar várias lições pela demonstração do processo.

Qual o ponto de partida? Assim como acontece em todos os projetos de modelagem que envolvem a reprodução de objetos (personagens) que já existem, é muito importante conseguir o maior número possível de referências! E antes de começar a fazer qualquer coisa relacionada com a modelagem do personagem, o artista selecionou diversas imagens retiradas da internet e até mesmo fotografias de esculturas da personagem, que nesse tipo de projeto são referências de grande valor!

Você vai aprender a criar um modelo 3d semelhante a esse com o material disponível no link? Infelizmente não! Mas, o interessante nesse tipo de material é que o artista descreve vários dos passos usados na escultura, modelagem, configuração dos cabelos e ajustes gerais da personagem. É preciso encarar esse processo como uma fonte de informações para o aprendizado da modelagem 3d. As imagens são iustrativas sobre os procedimentos, mas o ouro mesmo está nas descrições em texto!

2017-04-11T10:25:43+00:00 By |Modelagem 3D|4 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. Luiz Fernando 02/04/2013 em 8:27 am

    Muito legal o making of e o resultado final no vídeo.
    Seria muito interessante se no EAD fosse adicionado um curso de modelagem de personagens, eu compraria com certeza.

  2. João Paulo Mendonça Prado 03/05/2013 em 10:17 am

    “Seria muito interessante se no EAD fosse adicionado um curso de modelagem de personagens, eu compraria com certeza.” eu também! principalmente se fosse para jogos!

  3. Fernando Sant´Anna 03/05/2013 em 12:09 pm

    Gostaria de fazer curso de AUTOCAD completo. Tenho noções, já trabalho de forma intuitiva e gostaria de conhecer mais detalhes da parte de configuração de dimensões bem como dominar a parte de entendimento das escala, plotagens, principalmente de formatos padrão da ABNT e blocos

  4. Thiago 02/05/2016 em 2:24 pm

    Curso modelagem de personagens com blender 3D!!!!! [3]

Deixar Um Comentário