A modelagem de vegetação é sempre um grande desafio para qualquer artista 3d, pois pode significar que a cena receberá grande quantidade de polígonos adicionais. A maneira mais realista de representar vegetação em cenas 3d é por meio de modelos poligonais, pois os mesmos acabam gerando sombras e outros detalhes que ficam difíceis de reproduzir com outras soluções. Mas, se você já passou pela experiência de adicionar grandes quantidades de vegetação baseada em geometria real em cenas 3d, deve ter percebido que até a manipulação da cena fica complicada. A solução nesse tipo de situação é usar alguma ferramenta que proporcione tecnologias de instanciamento de polígonos como o V-Ray Scatter.

Mas, e se você tiver realmente que usar vegetação baseada em polígonos? Nesse tipo de situação os usuários do Blender possuem uma opção interessante para gerar árvores e vegetação integrada ao software. O Addon Sapling que já acompanha o Blender 2.6 por padrão ajuda a criar esse tipo de objeto. Como funciona esse Addon?

Se você quiser aprender a criar diversos tipos de árvores e vegetação usando esse Addon, existe uma série de vídeos produzidos por um artista chamado David Ward que demonstram o funcionamento da ferramenta Sapling. O tutorial está organizado em sete partes e tem como objetivo reproduzir uma cena com grande densidade de vegetação usando totalmente o Blender. O primeiro vídeo da série é esse:

Para assistir aos outros vídeos da série, visite esse endereço que agrega todos os vídeos em uma playlist do Youtube.

A série de vídeos é excelente para que nunca teve a oportunidade de conferir o funcionamento desse Addon para gerar árvores. O ponto negativo é que tudo é baseado em geometria real, o que pode fazer uma cena crescer em tamanho e quantidade de polígonos.

A outra opção para gerar esse tipo de objeto para cenas 3d é por meio de texturas aplicadas em planos, e com o uso do canal alpha de imagens no formato PNG ou TGA, podemos remover a borda ao redor das imagens.

O resultado das texturas não é igual ao dos modelos 3d gerados pelo sapling, mas ajuda de maneira significativa na otimização da performance da cena como um todo, e ninguém gosta de trabalhar com um projeto em que você sequer pode alterar o zoom da cena sem ter que esperar alguns segundos para atualizar a 3D View.